Publicidade

Faruch Khan, aparentemente um aluno de pós-graduação da universidade de engenharia e tecnologia de Lahore, no Paquistão, fez um triciclo elétrico em 18 dias, a que deu o nome de Solaron.

O veículo mede 2,13 m de comprimento, 1,06 m de largura, 1,37 m de altura e pesa 60 quilos. Seu chassi dianteiro de alumínio em T trabalha com um velho quadro traseiro de bicicleta, que tem amortecedores fixados logo atrás do selim. Uma capota fotovoltaica de 40 watts cobre o ciclista e carrega a bateria de célula seca solar de 12 volts e 80 ampères hora.

A bateria aciona um motor de 24 volts que gira uma roda traseira através de dentes e corrente. O Solaron tem velocidade máxima de 30 km/h e autonomia de cerca de 70 km/h. Um controlador de carga desliga o sistema de recarga quando a carga está completa.

O triciclo custou US$ 540 e Khan agora vende pelo correio os planos detalhados para aqueles que queiram construir sua versão do veículo, mas já deu dicas de que poderá construí-los em volume e comercializá-los.

Publicidade