Publicidade

Já conhece o Harley TA Knucklehead, um triciclo com rodas do Jeep Willys desenvolvido para a Segunda Guerra Mundial? Uma raridade, mas que no entanto não chegou ao front de batalha. Décadas depois, uma das unidades restantes do projeto está à venda (em leilão) e nos ajuda a entender melhor essa história.

 

Harley triciclo? Eis o TA Knucklehead

Apenas dezoito (!!!) desses protótipos do TA Knucklehead foram feitos pela Harley-Davidson, em 1941. Destes, apenas 7 trikes sobreviveram até a era moderna. Raridade mesmo! Eles foram criados para para a Segunda Guerra Mundial, feitos especificamente para uso militar. São uma variação de motocicleta projetado para o off-road, de fato um triciclo.

Somente 7 modelos sobrevivem para contar a história

Publicidade

O desenvolvimento deste curioso veículo foi estimulado pelas máquinas de guerra, de três rodas, presentes na Europa. Estamos falando de modelos como a BMW R75 – uma clássica equipada com carro lateral (sidecar). Então, os norte-americanos queriam colocar em campo um meio de transporte próprio, mas semelhante.

BMW R75 foi a “culpada da ideia”

Ao contrário da solução da BMW, o Harley triciclo nunca entrou em produção. Simplesmente o modelo não recebeu a aprovação do exército dos Estados Unidos na época. Ninguém sabe toda a história de por que isso aconteceu. Pode-se argumentar que existe a chance de que não era confiável.

Os mais maldosos podem ainda dizer que vazamentos de óleo e problemas de vibração excessiva foram os culpados… Mas de acordo com a história, a fabricante já teria apresentado solução. Curiosamente, a moto Harley-Davidson WLA foi a que recebeu o sinal verde para ir à combate.

Publicidade

Tá aí um veículo de carga com estilo…

Veja também:

TA Knucklehead com rodas do Jeep Willys

A Harley-Davidson TA Knucklehead é equipada com um knucklehead twin em V de 68 polegadas cúbicas, capaz de produzir 40 cavalos de potência. Definitivamente com o motor maior também vieram rodas maiores. Basicamente, ele tinha o mesmo conjunto e pneus do Jeep Willys. O que significaria que poderia ter possibilitado uma troca fácil para os militares, no caso de necessidade.

Quem tiver um Jeep Willys já leva vantagem na hora de trocar um pneu!

Publicidade

Se alguém estiver situado nos EUA e se empolgou com a ideia de ter um dos raros protótipos militares em casa, esta pode ser a chance. De 25 a 29 de janeiro de 2022 um leilão em Las Vegas vai estar colocando um dos modelos à disposição. Tudo isso pelo mesmo leiloeiro que colocou à venda a moto do Batman e kart do Robin (autografados). Prepare o cartão, não deve sair barato!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]