Publicidade

Dizem que o mercado de motocicletas está em crise, mas não é o que parece. Considerando a enxurrada de lançamentos que se observa neste início de segundo semestre, é fácil perceber que as montadoras estão é pisando no acelerador. Desta vez foi a Triumph, que apresentou na semana passada as novas Tiger Explorer XR e XCs e Speed Triple R.

Tiger Explorer e Speed Triple R

 

Os novos modelos chegam completamente remodelados e estarão nas concessionárias ainda neste mês de julho, com os seguintes preços sugeridos de: XR (R$ 58.500,00)XCx (R$ 70.500,00). Também neste mês serão iniciadas as vendas da nova Speed Triple R, pelo preço de R$ 59.500,00. As novidades foram apresentadas mundialmente na última edição do Salão de Milão, no final do ano passado e agora chegam ao mercado brasileiro.

Publicidade

Tiger Explorer em duas versões

Ambos os modelos da Tiger Explorer são equipados com o mesmo motor tricilíndrico com 1.215 cc e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv de potência (a 9.300 rpm) e 123 Nm de torque (a 6.200 rpm), assistidos por embreagem hidráulica com discos múltiplos e auxílio de torque (slip assist), evitando a fadiga do piloto. O câmbio também é comum às duas motos e foi especialmente desenvolvido para facilitar as viagens de longa distância, com uma relação de marchas mais longa e, segundo o fabricante, proporciona uma economia de combustível de 5% em relação ao modelo anterior. As duas versões das novas Tiger Explorer XR e XCx trazem ainda o benefício da transmissão final por eixo-cardã, mais segura e com baixos custos de manutenção. O sistema de escapamento recebeu novo trabalho para auxiliar o desempenho do motor e de quebra ainda proporcionar um som mais agradável.

Triumph Explorer XR

 

O chassi também foi modernizado e o conjunto agora conta com garfo telescópico WP de 48 mm com recuperação ajustável. Para maximizar o nível de controle de frenagem, os dois modelos contam, na dianteira, com dois discos oscilantes de 305 mm, monobloco Brembo de quatro pistões e fixação radial. Na traseira um disco de 282 mm com pinça deslizante de dois pistões dá conta do serviço.

Juntamente com a suspensão ajustável da Tiger Explorer XR, a versão XCx conta com o moderno sistema de suspensão Semi-Ativa da Triumph (TSAS, ou Triumph Semi Active Suspension), uma tecnologia que controla ativamente as configurações da suspensão WP. O sistema TSAS se adapta continuamente aos ajustes da suspensão, conforme a pilotagem, entregando melhor controle, conforto e experiência em qualquer superfície, gerenciando ativamente as configurações de amortecimento e as definições de pré-carga para que elas respondam automaticamente à superfície da estrada, velocidade, peso do piloto, carga útil e terreno.

Publicidade

Triumph Explorer XCx

 

Liberdade de escolha

Na Tiger Explorer XCx o piloto pode selecionar o tipo de suspensão desejado para o seu passeio. O sistema TSAS oferece ao piloto a capacidade de escolher entre “road” e “off-road”, com diferentes configurações de pré-carga e amortecimento para cada condição de pilotagem. Adicionalmente, cada uma dessas configurações ainda possui nove diferentes etapas selecionáveis, que vão de “conforto” a “sport”. Os novos modos de pilotagem oferecem a capacidade de configuração da moto em movimento para se adequar às condições de pilotagem através de um menu de fácil uso. Estes modos de pilotagem incorporam diferentes configurações para TSAS, freios ABS, controle de tração e mapas de aceleração, buscando o máximo controle, conforto e envolvimento do piloto.

As duas motos trazem os modos de pilotagem. São duas opções na versão XR (“road/estrada” e “rain/chuva”) e três na XCx (“road/estrada”, “rain/chuva” e “off-road”). A novidade está na versão XCx, que tem a Unidade de Medição de Inércia (IMU, ou Inertia Measurement Unit), que faz a medição contínua do comportamento da motocicleta e de seus movimentos, de acordo com a taxa de inclinação do piloto, esterçamento e aceleração vertical, longitudinal e lateral. Estas informações são processadas pela nova Unidade de Controle Central da Triumph Explorer (CCU, ou Chassis Control Unit), que oferece os dados relevantes ao sistema TSAS, através do qual otimiza continuamente as configurações de suspensão traseira. Os dados IMU são utilizados para otimização dos freios ABS e do controle de tração também em curvas, oferecendo ao piloto a melhor frenagem e controle da motocicleta em todos os ângulos (na versão XCx). O modelo de entrada XR dispõe de freios ABS multicanal e combinados pela dianteira e controle de tração.

Triumph Explorer XCx

 

Publicidade

O visual do novo modelo está renovado, mas mantém a personalidade de uma autêntica Tiger Explorer. Detalhes como os novos painéis junto ao tanque de combustível e as novas carenagens do radiador caracterizam o desenho do modelo. Os painéis também integram o para-lama dianteiro, ajudando a criar um ar mais “atlético” à moto , o que é reforçado pelas tampas de motor pintadas, contrastando com as caixas de motor pretas.

Triumph Speed Triple R

A nova Speed Triple R chega às concessionárias Triumph ainda este mês

A nova Speed Triple R chega às concessionárias Triumph ainda este mês

A Speed Triple R vem equipada com um novo motor tricilíndrico de 1.050 cc, que conta com 140 cv de potência e 112 Nm de torque. As 104 inovações implementadas no motor incluem uma nova câmara de combustão, novo cabeçote de cilindro, novo virabrequim, novo desenho de pistão e novos corpos do acelerador Ride-by-Wire. Outras inovações também incluem embreagem com sistema slip-assist, um radiador menor e mais eficiente e novo escapamento de fluxo livre com aumento de 70% na taxa de fluxo.

Apresentação da Speed Triple R

 

Como outros modelos da linha de motocicletas Triumph, a nova Speed Triple R também conta com um conjunto de tecnologias focadas no piloto, incluindo freios ABS comutável e controle de tração comutável. Entre os recursos que ampliam o desempenho e a capacidade da Speed Triple R, estão uma nova ECU (Unidade Eletrônica de Controle), aliada a um novo acelerador Ride-by-Wire ajustável, com mapas de aceleração selecionáveis que melhoram a pilotagem, a resposta e o controle. Agora, são cinco modos diferentes de pilotagem à disposição: “Road”, “Rain”, “Sport”, “Track” e o novo “Rider Configurable”, que permite que o piloto configure a motocicleta para obter o melhor desempenho de acordo com as condições da estrada ou do meio ambiente. O novo design da Speed Triple R conta com faróis duplos, incorporando a luz de posição diurna. O conjunto motor/radiador ficou consideravelmente mais estreito, proporcionando 20 mm a menos de distância entre eixos.

Speed Triple R

 

Outros detalhes da Speed Triple R incluem para-lama dianteiro e os painéis do tanque de combustível em fibra de carbono, suspensão totalmente ajustável e garfos invertidos Öhlins NIX30. O modelo estará disponível nas cores Matt Graphite e Cristal White.

Ficha Técnica Triumph Explorer XR e XCx

MOTOR

Tipo Tricilíndrico em linha, DOHC, 12 válvulas e arrefecimento a líquido
Cilindrada 1.215 cc
Diâmetro x curso 85 mm x 71×4 mm
Exaustão 3 em 1 de aço inoxidável, escapamento lateral em aço inoxidável
Potência máxima 139 cv a 9.300 rpm
Torque máximo 123 Nm a 6.200 rpm
Alimentação Sistema Ride by Wire, injeção eletrônica

TRANSMISSÃO

Número de marchas 6 velocidades
Transmissão final Por eixo cardã
Embreagem Banhada a óleo, multidiscos operados hidraulicamente, auxiliar de torque

CHASSI e FREIOS

Chassi Treliça de aço tubular
Rake / trail 23,1º / 99,2 mm
Braço oscilante Unilateral, em liga de alumínio fundido
Suspensão dianteira Garfos invertidos WP 48 mm, com ajuste eletrônico de amortecimento, curso de 190 mm
Suspensão traseira Monoshock WP, com ajuste eletrônico de amortecimento, 193 mm de curso de roda

FREIOS, RODAS e PNEUS

Roda dianteira 32 raios, aro de alumínio, para pneus sem câmara de ar, 19 x 3.0 polegadas
Roda traseira 32 raios, aro de alumínio, para pneus sem câmara de ar, 17 x 4.5 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 R19
Pneu traseiro 170/60 R17
Freio dianteiro Discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças radiais Brembo monobloco de 4 pistões, ABS comutável
Freio traseiro Disco único 282 mm, pinças Nissin flutuantes de 2 pistões, ABS comutável

MOSTRADORES e INSTRUMENTOS

Funções Pacote de instrumentos com tacômetro analógico, display em tela de LCD fixo e display em tela de LCD matricial. O display fixo mostra: velocímetro, medidor de combustível, indicador de posição de marcha, indicador de manutenção, relógio, temperatura externa, a temperatura do líquido de arrefecimento e status do piloto automático. O display matricial mostra: três modos de pilotagem (Road, Rain e Off Road), ajuste de para-brisa, controle do TSAS, computador de bordo (distância de viagem), informações da motocicleta (odômetro, intervalo restante para indicação de tanque vazio, pronto para TPMS), menu de configurações, preparada para bancos aquecidos.
Outras Funções e benefícios Explorer XCx ABS otimizado para curvas e controle de tração, RBW, modos de pilotagem (Road, Rain e Off-Road), TSAS, Unidade de Medida Inercial (IMU), para-brisa ajustável eletronicamente, cavalete central, imobilizador, duas saídas auxiliares de 12V, tomada USB, protetor de cárter em alumínio, protetores de mãos, protetor de radiador inoxidável, barras de proteção do motor, computador de bordo avançado, manoplas aquecidas, auto-cancelamento de indicadores de direção em LED
Outras Funções e benefícios Explorer XR Freios ABS, controle de tração, ride-by-wire, modos de pilotagem (Road e Rain), para-brisa ajustável eletronicamente, cavalete central, imobilizador, saída auxiliar de 12V, tomada USB e protetor de cárter como itens de série.

DIMENSÕES e CAPACIDADES

Tanque de combustível 20 litros
Comprimento 2.230 mm
Largura 830 mm (930 mm com protetores de mão)
Altura sem espelhos 1400 mm (1.470 mm com o para-brisa na posição mais alta)
Altura do assento 837 mm
Distância entre eixos 1.520 mm
Peso seco 253 kg
Capacidade do cárter 4,5 litros

Ficha Técnica Triumph Speed Triple R

MOTOR

Tipo Tricilíndrico em linha, DOHC, 12 válvulas, refrigeração líquida
Cilindrada 1.050 cc
Diâmetro x curso 79 mm x 71,4 mm
Exaustão Número de vias: 3 x 1 x 2, termina com saídas duplas, todo em aço inoxidável
Potência máxima 140 cv a 9.500 rpm
Torque máximo 112 Nm a 7.850 rpm
Alimentação Injeção eletrônica multiponto sequencial com SAI

TRANSMISSÃO

Número de marchas 6 velocidades
Transmissão final Por corrente com O-Ring
Embreagem Discos múltiplos com assistente de deslizamento, banhada a óleo

CHASSI e SUSPENSÃO

Chassi tipo Fabricado em alumínio estrutura tipo twin-spar
Braço oscilante Liga de alumínio de um único lado com ajuste de corrente
Suspensão dianteira Garfos invertidos Öhlins 43 mm NIX30, com ajuste de compressão e retorno, 120 mm de curso
Suspensão traseira Monoshock de duplo tubo Öhlins TTX36 com ajuste de compressão e retorno, 130 mm de curso da roda traseira

FREIOS, RODAS e PNEUS

Roda dianteira Liga de alumínio fundido, 17 x 3,5 polegadas
Roda traseira Liga de alumínio fundido, 17 x 6,0 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 190/55 ZR17
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes 320 mm, pinças Brembo radiais monobloco de 4 pistões, ABS comutável
Freio traseiro Disco único 255 mm, pinça única flutuante Nissin de 2 pistões, ABS comutável.

MOSTRADORES DE INSTRUMENTOS

Funções Pacote de instrumentos multifuncional em LCD com velocímetro digital, medidor de combustível, computador de bordo, tacômetro analógico, contador de voltas, luzes programáveis de mudança de marcha, aviso de manutenção, display de TPMS, ABS comutável , modos de pilotagem.
Outras funções e benefícios Freios ABS, controle de tração, ride-by-wire, modos de pilotagem (Rain, Road, Sport, Track e Rider), faróis DRL, imobilizador, listra nas rodas, pronto para instalação do TPMS. Componentes premium: para-lama dianteiro e elementos do tanque em fibra de carbono, acabamento em fuso com braço oscilante e acabamento em fuso da roda traseira usinados em Billet.

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comprimento 2.075 mm
Largura 780 mm
Altura (sem espelhos) 1.070 mm
Altura do assento 825 mm
Distância entre eixos 1.445 mm
Peso seco 192 Kg
Rake/ trail 22,9º / 91,3 mm
Capacidade do tanque 15,5 litros
Capacidade do cárter 3,5 litros

Separador_motos

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.