Dizem que o mercado de motocicletas está em crise, mas não é o que parece. Considerando a enxurrada de lançamentos que se observa neste início de segundo semestre, é fácil perceber que as montadoras estão é pisando no acelerador. Desta vez foi a Triumph, que apresentou na semana passada as novas Tiger Explorer XR e XCs e Speed Triple R.
Tiger Explorer e Speed Triple R
Os novos modelos chegam completamente remodelados e estarão nas concessionárias ainda neste mês de julho, com os seguintes preços sugeridos de: XR (R$ 58.500,00) e XCx (R$ 70.500,00). Também neste mês serão iniciadas as vendas da nova Speed Triple R, pelo preço de R$ 59.500,00. As novidades foram apresentadas mundialmente na última edição do Salão de Milão, no final do ano passado e agora chegam ao mercado brasileiro.
Tiger Explorer em duas versões
Ambos os modelos da Tiger Explorer são equipados com o mesmo motor tricilíndrico com 1.215 cc e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv de potência (a 9.300 rpm) e 123 Nm de torque (a 6.200 rpm), assistidos por embreagem hidráulica com discos múltiplos e auxílio de torque (slip assist), evitando a fadiga do piloto. O câmbio também é comum às duas motos e foi especialmente desenvolvido para facilitar as viagens de longa distância, com uma relação de marchas mais longa e, segundo o fabricante, proporciona uma economia de combustível de 5% em relação ao modelo anterior. As duas versões das novas Tiger Explorer XR e XCx trazem ainda o benefício da transmissão final por eixo-cardã, mais segura e com baixos custos de manutenção. O sistema de escapamento recebeu novo trabalho para auxiliar o desempenho do motor e de quebra ainda proporcionar um som mais agradável.
Triumph Explorer XR
O chassi também foi modernizado e o conjunto agora conta com garfo telescópico WP de 48 mm com recuperação ajustável. Para maximizar o nível de controle de frenagem, os dois modelos contam, na dianteira, com dois discos oscilantes de 305 mm, monobloco Brembo de quatro pistões e fixação radial. Na traseira um disco de 282 mm com pinça deslizante de dois pistões dá conta do serviço.
Juntamente com a suspensão ajustável da Tiger Explorer XR, a versão XCx conta com o moderno sistema de suspensão Semi-Ativa da Triumph (TSAS, ou Triumph Semi Active Suspension), uma tecnologia que controla ativamente as configurações da suspensão WP. O sistema TSAS se adapta continuamente aos ajustes da suspensão, conforme a pilotagem, entregando melhor controle, conforto e experiência em qualquer superfície, gerenciando ativamente as configurações de amortecimento e as definições de pré-carga para que elas respondam automaticamente à superfície da estrada, velocidade, peso do piloto, carga útil e terreno.
Triumph Explorer XCx
Liberdade de escolha
Na Tiger Explorer XCx o piloto pode selecionar o tipo de suspensão desejado para o seu passeio. O sistema TSAS oferece ao piloto a capacidade de escolher entre “road” e “off-road”, com diferentes configurações de pré-carga e amortecimento para cada condição de pilotagem. Adicionalmente, cada uma dessas configurações ainda possui nove diferentes etapas selecionáveis, que vão de “conforto” a “sport”. Os novos modos de pilotagem oferecem a capacidade de configuração da moto em movimento para se adequar às condições de pilotagem através de um menu de fácil uso. Estes modos de pilotagem incorporam diferentes configurações para TSAS, freios ABS, controle de tração e mapas de aceleração, buscando o máximo controle, conforto e envolvimento do piloto.
As duas motos trazem os modos de pilotagem. São duas opções na versão XR (“road/estrada” e “rain/chuva”) e três na XCx (“road/estrada”, “rain/chuva” e “off-road”). A novidade está na versão XCx, que tem a Unidade de Medição de Inércia (IMU, ou Inertia Measurement Unit), que faz a medição contínua do comportamento da motocicleta e de seus movimentos, de acordo com a taxa de inclinação do piloto, esterçamento e aceleração vertical, longitudinal e lateral. Estas informações são processadas pela nova Unidade de Controle Central da Triumph Explorer (CCU, ou Chassis Control Unit), que oferece os dados relevantes ao sistema TSAS, através do qual otimiza continuamente as configurações de suspensão traseira. Os dados IMU são utilizados para otimização dos freios ABS e do controle de tração também em curvas, oferecendo ao piloto a melhor frenagem e controle da motocicleta em todos os ângulos (na versão XCx). O modelo de entrada XR dispõe de freios ABS multicanal e combinados pela dianteira e controle de tração.
Triumph Explorer XCx
O visual do novo modelo está renovado, mas mantém a personalidade de uma autêntica Tiger Explorer. Detalhes como os novos painéis junto ao tanque de combustível e as novas carenagens do radiador caracterizam o desenho do modelo. Os painéis também integram o para-lama dianteiro, ajudando a criar um ar mais “atlético” à moto , o que é reforçado pelas tampas de motor pintadas, contrastando com as caixas de motor pretas.
Triumph Speed Triple R
A Speed Triple R vem equipada com um novo motor tricilíndrico de 1.050 cc, que conta com 140 cv de potência e 112 Nm de torque. As 104 inovações implementadas no motor incluem uma nova câmara de combustão, novo cabeçote de cilindro, novo virabrequim, novo desenho de pistão e novos corpos do acelerador Ride-by-Wire. Outras inovações também incluem embreagem com sistema slip-assist, um radiador menor e mais eficiente e novo escapamento de fluxo livre com aumento de 70% na taxa de fluxo.
Apresentação da Speed Triple R
Como outros modelos da linha de motocicletas Triumph, a nova Speed Triple R também conta com um conjunto de tecnologias focadas no piloto, incluindo freios ABS comutável e controle de tração comutável. Entre os recursos que ampliam o desempenho e a capacidade da Speed Triple R, estão uma nova ECU (Unidade Eletrônica de Controle), aliada a um novo acelerador Ride-by-Wire ajustável, com mapas de aceleração selecionáveis que melhoram a pilotagem, a resposta e o controle. Agora, são cinco modos diferentes de pilotagem à disposição: “Road”, “Rain”, “Sport”, “Track” e o novo “Rider Configurable”, que permite que o piloto configure a motocicleta para obter o melhor desempenho de acordo com as condições da estrada ou do meio ambiente. O novo design da Speed Triple R conta com faróis duplos, incorporando a luz de posição diurna. O conjunto motor/radiador ficou consideravelmente mais estreito, proporcionando 20 mm a menos de distância entre eixos.
Speed Triple R
Outros detalhes da Speed Triple R incluem para-lama dianteiro e os painéis do tanque de combustível em fibra de carbono, suspensão totalmente ajustável e garfos invertidos Öhlins NIX30. O modelo estará disponível nas cores Matt Graphite e Cristal White.
Ficha Técnica Triumph Explorer XR e XCx |
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MOTOR |
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Tipo | Tricilíndrico em linha, DOHC, 12 válvulas e arrefecimento a líquido |
Cilindrada | 1.215 cc |
Diâmetro x curso | 85 mm x 71×4 mm |
Exaustão | 3 em 1 de aço inoxidável, escapamento lateral em aço inoxidável |
Potência máxima | 139 cv a 9.300 rpm |
Torque máximo | 123 Nm a 6.200 rpm |
Alimentação | Sistema Ride by Wire, injeção eletrônica |
TRANSMISSÃO |
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Número de marchas | 6 velocidades |
Transmissão final | Por eixo cardã |
Embreagem | Banhada a óleo, multidiscos operados hidraulicamente, auxiliar de torque |
CHASSI e FREIOS |
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Chassi | Treliça de aço tubular |
Rake / trail | 23,1º / 99,2 mm |
Braço oscilante | Unilateral, em liga de alumínio fundido |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos WP 48 mm, com ajuste eletrônico de amortecimento, curso de 190 mm |
Suspensão traseira | Monoshock WP, com ajuste eletrônico de amortecimento, 193 mm de curso de roda |
FREIOS, RODAS e PNEUS |
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Roda dianteira | 32 raios, aro de alumínio, para pneus sem câmara de ar, 19 x 3.0 polegadas |
Roda traseira | 32 raios, aro de alumínio, para pneus sem câmara de ar, 17 x 4.5 polegadas |
Pneu dianteiro | 120/70 R19 |
Pneu traseiro | 170/60 R17 |
Freio dianteiro | Discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças radiais Brembo monobloco de 4 pistões, ABS comutável |
Freio traseiro | Disco único 282 mm, pinças Nissin flutuantes de 2 pistões, ABS comutável |
MOSTRADORES e INSTRUMENTOS |
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Funções | Pacote de instrumentos com tacômetro analógico, display em tela de LCD fixo e display em tela de LCD matricial. O display fixo mostra: velocímetro, medidor de combustível, indicador de posição de marcha, indicador de manutenção, relógio, temperatura externa, a temperatura do líquido de arrefecimento e status do piloto automático. O display matricial mostra: três modos de pilotagem (Road, Rain e Off Road), ajuste de para-brisa, controle do TSAS, computador de bordo (distância de viagem), informações da motocicleta (odômetro, intervalo restante para indicação de tanque vazio, pronto para TPMS), menu de configurações, preparada para bancos aquecidos. |
Outras Funções e benefícios Explorer XCx | ABS otimizado para curvas e controle de tração, RBW, modos de pilotagem (Road, Rain e Off-Road), TSAS, Unidade de Medida Inercial (IMU), para-brisa ajustável eletronicamente, cavalete central, imobilizador, duas saídas auxiliares de 12V, tomada USB, protetor de cárter em alumínio, protetores de mãos, protetor de radiador inoxidável, barras de proteção do motor, computador de bordo avançado, manoplas aquecidas, auto-cancelamento de indicadores de direção em LED |
Outras Funções e benefícios Explorer XR | Freios ABS, controle de tração, ride-by-wire, modos de pilotagem (Road e Rain), para-brisa ajustável eletronicamente, cavalete central, imobilizador, saída auxiliar de 12V, tomada USB e protetor de cárter como itens de série. |
DIMENSÕES e CAPACIDADES |
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Tanque de combustível | 20 litros |
Comprimento | 2.230 mm |
Largura | 830 mm (930 mm com protetores de mão) |
Altura sem espelhos | 1400 mm (1.470 mm com o para-brisa na posição mais alta) |
Altura do assento | 837 mm |
Distância entre eixos | 1.520 mm |
Peso seco | 253 kg |
Capacidade do cárter | 4,5 litros |
Ficha Técnica Triumph Speed Triple R |
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MOTOR |
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Tipo | Tricilíndrico em linha, DOHC, 12 válvulas, refrigeração líquida |
Cilindrada | 1.050 cc |
Diâmetro x curso | 79 mm x 71,4 mm |
Exaustão | Número de vias: 3 x 1 x 2, termina com saídas duplas, todo em aço inoxidável |
Potência máxima | 140 cv a 9.500 rpm |
Torque máximo | 112 Nm a 7.850 rpm |
Alimentação | Injeção eletrônica multiponto sequencial com SAI |
TRANSMISSÃO |
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Número de marchas | 6 velocidades |
Transmissão final | Por corrente com O-Ring |
Embreagem | Discos múltiplos com assistente de deslizamento, banhada a óleo |
CHASSI e SUSPENSÃO |
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Chassi tipo | Fabricado em alumínio estrutura tipo twin-spar |
Braço oscilante | Liga de alumínio de um único lado com ajuste de corrente |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Öhlins 43 mm NIX30, com ajuste de compressão e retorno, 120 mm de curso |
Suspensão traseira | Monoshock de duplo tubo Öhlins TTX36 com ajuste de compressão e retorno, 130 mm de curso da roda traseira |
FREIOS, RODAS e PNEUS |
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Roda dianteira | Liga de alumínio fundido, 17 x 3,5 polegadas |
Roda traseira | Liga de alumínio fundido, 17 x 6,0 polegadas |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 |
Pneu traseiro | 190/55 ZR17 |
Freio dianteiro | Discos duplos flutuantes 320 mm, pinças Brembo radiais monobloco de 4 pistões, ABS comutável |
Freio traseiro | Disco único 255 mm, pinça única flutuante Nissin de 2 pistões, ABS comutável. |
MOSTRADORES DE INSTRUMENTOS |
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Funções | Pacote de instrumentos multifuncional em LCD com velocímetro digital, medidor de combustível, computador de bordo, tacômetro analógico, contador de voltas, luzes programáveis de mudança de marcha, aviso de manutenção, display de TPMS, ABS comutável , modos de pilotagem. |
Outras funções e benefícios | Freios ABS, controle de tração, ride-by-wire, modos de pilotagem (Rain, Road, Sport, Track e Rider), faróis DRL, imobilizador, listra nas rodas, pronto para instalação do TPMS. Componentes premium: para-lama dianteiro e elementos do tanque em fibra de carbono, acabamento em fuso com braço oscilante e acabamento em fuso da roda traseira usinados em Billet. |
DIMENSÕES E CAPACIDADES |
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Comprimento | 2.075 mm |
Largura | 780 mm |
Altura (sem espelhos) | 1.070 mm |
Altura do assento | 825 mm |
Distância entre eixos | 1.445 mm |
Peso seco | 192 Kg |
Rake/ trail | 22,9º / 91,3 mm |
Capacidade do tanque | 15,5 litros |
Capacidade do cárter | 3,5 litros |