No início do ano a Triumph garantiu que colocaria sua linha de motos clássicas como um instrumento para crescer no segmento premium do Brasil. De fato, ela não estava brincando. Prova disso é o mais recente lançamento da inglesa, que acaba de anunciar a Triumph T100 Black ao nosso mercado. Assim, a marca comercializa sete modelos clássicos por aqui: Street Twin, Street Scrambler, T120, T120 Black, Thruxton R e Bobber – além da nova T100 Black, claro.
A T100 Black chega com preço sugerido de R$ 39.990,00 – logo acima da Street Twin (R$ 39.490) e abaixo da Scrambler (R$ 42.990) – e já está disponível na rede de concessionárias do País. O modelo é equipado com o mesmo motor de 900 cilindradas das irmãs e aposta no icônico design da família Bonneville, aqui manifestado em componentes em preto brilhante – logicamente, a única cor em que o modelo está disponível, chamada de Jet Black. O propulsor de dois cilindros foi aperfeiçoado e agora gera 8,15 kgf.m de torque, 18% a mais que a versão anterior, a apenas 3.200 rpm (números de potência máxima não foram divulgados).
Triumph T100 Black por R$ 39.990
Segundo a marca, a nova geração da T100 Black recebeu uma série de novidades em relação à antecessora. Há nova configuração de chassi e suspensão, que “melhora significativamente os níveis de conforto do piloto, proporcionando uma melhor experiência geral de pilotagem, seja para longas viagens, para o uso diário ou com garupa” – garante a Triumph. A ciclística também é beneficiada pelo entre-eixos mais curto e alguns quilos a menos que na versão antiga.
Como marca da família Bonneville, a posição de pilotagem é relaxada e a altura do assento é baixa, também facilitando a condução, até mesmo para motociclistas inexperientes. Para cooperar com a maleabilidade do modelo, ele vem de fábrica calçado por pneus Pirelli Phantom Sportscomp, desenvolvidos especialmente para a família de clássicas inglesas.
Demoramos, mas não deixaríamos de falar da eletrônica, essencial para uma clássica moderna. A T100 Black conta com acelerador eletrônico Ride-by-Wire, freios ABS e embreagem com auxílio de torque (para reduzir o esforço na alavanca). Além disso, há o controle de tração comutável, acionado no painel de instrumentos, com a possibilidade de utilizar ou desabilitar o recurso.