Existem motociclistas que fazem o que for preciso para ter a moto dos sonhos. Visual exclusivo, melhorias e aperfeiçoamento, tudo pela determinação de ter algo diferente. Foi isso que levou o customizador belga Brice Hennebert a retomar o projeto de uma Triumph Speed Triple 1050 após sete anos.
- T120 Lotus: a Triumph customizada mais linda que você verá
- Triumph lança projeto de customização e 40 motos numeradas
- Com motor de avião, moto brasileira vence evento de customização nos EUA
Workhorse speed shop
Fundador da customizadora belga Workhorse, Hennebert começou a trabalhar nas modificações da Speed Triple ainda em 2014. Na época ele comandava a loja de customização Kruz Company e, junto do amigo Olivier, começou a converter a Triple 1050, desenhando uma cobertura de carbono, recorrendo a processos elaborados e à digitalização 3D.
Depois, já com Hennebert trabalhando sob a bandeira da Workhorse, um antigo cliente da Triumph telefonou-lhe. O pedido era para reatar o projeto. Felizmente, o customizador tinha bem guardados os componentes em carbono, feitos sete anos antes. Daí foi só retomar os trabalhos e conferir o resultado.
Triumph Speed Triple 1050 Workhorse
A Speed Triple recebeu uma cobertura de única peça, onde Hennebert acrescentou uma subestrutura em cromo-molibdênio, personalizada para o suporte. O tanque de alumínio de 13 litros, debaixo do invólucro de fibra de carbono, ficou escondido.
Um velocímetro MotoGadget foi adicionado junto ao guidão e o novo garfo personalizado. Uma luz Highsider encaixou na traseira do tipo baquet, coberta por um assento estofado. O monochoque traseiro Nitron atualizou a configuração da suspensão, contando com pinças Brembo de última geração.
O para-lamas dianteiro desportivo e em carbono completou o monocoque no mesmo material, adicionando ar esportivo. Por fim, um escape cônico e elevado da Zard – com acabamento em titânio – fechou o pacote da moto.
Projeto pode ganhar mais unidades
Hennebert construiu uma Speed Triple 1050, ano 2009, 34 quilos mais leve que os 189 kg originais. O que somado ao motor tricilíndrico de potência máxima de 132 cv a 9.250 rpm e torque máximo de 10,7 kgf.m a 7.550 rpm tornaram a moto um verdadeiro foguete!
Com o projeto de sete anos finalmente concluído, o belga planeja oferecer um kit baseado nesta construção. Na verdade, Hennebert sabe que para além do kit o conjunto completo pode custar o triplo do valor da própria moto. Entretanto, sabemos que existem alguns motociclistas dispostos a pagar o que for preciso para ter em mãos um produto único.