Publicidade

O Salão Duas Rodas 2019 tem chamado mais a atenção por suas experiências, através de pistas de teste ou simuladores, do que por lançamentos de novos modelos. Mas a Triumph foi na contramão deste movimento e surpreendeu ao anunciar para o Brasil a poderosa Rocket 3 R, sucesso em seu estande.

 Confirmada para o Brasil, a Triumph Rocket 3 R é insana (e imensa) em cada detalhe, especialmente no motor que insiste em fugir da linha do chassi

Confirmada para o Brasil, a Triumph Rocket 3 R é insana (e imensa) em cada detalhe, especialmente no motor que insiste em fugir da linha do chassi

Segundo a marca, o país detém seu quinto maior mercado no mundo, o que motivou a vinda do modelo. A moto será montada na fábrica de Manaus, a partir de kits vindos da Inglaterra, já em 2020. Da mesma forma será produzida a nova geração da Street Triple RS.

Modelo chega às lojas no início do ano que vem, após o processo de adaptação da fábrica de Manaus para sua montagem. O preço ainda não foi definido

Modelo chega às lojas no início do ano que vem, após o processo de adaptação da fábrica de Manaus para sua montagem. O preço ainda não foi definido

Publicidade

Triumph apresenta a Rocket 3 R

A Rocket 3 R é a mais nova geração da Triumph Rocket III, lançada em 2004. O modelo não se chama ‘foguete’ á toa, afinal, tem dimensões colossais e carrega o maior motor do mundo em uma motocicleta produzida em série, com 2.500 cm³.

O novo propulsor oferece 11% a mais de potência, com 167 cv disponíveis a 6.000 rpm. Outro destaque vai para o maior torque entre todas as motocicletas do planeta, com 22,5 kgf.m já a 4.000 rpm – mais do que os famosos motores de quatro cilindros que equiparam o Chevrolet Opala, com cerca de 19,8 kgf.m, por exemplo.

Torque de 22 kgf.m supera números de muitos carros com motores de 1.800 ou até 2.500 cilindradas. Com uma diferença: aqui ele empurra apenas 291 kg

Torque de 22 kgf.m supera números de muitos carros com motores de 1.800 ou até 2.500 cilindradas. Com uma diferença: aqui ele empurra apenas 291 kg

Torque de Opala para mover 291 kg

Fazendo inveja até a pick-ups médias (entre elas a Fiat Toro 1.8, por exemplo), o três cilindros de 6 marchas conta ainda com transmissão secundária feita por eixo cardã. A Rocket 3 R possui tanque de 18 litros e tem seu comprimento total em 2.365 mm. No entanto, o modelo que já teve mais de 330 quilos perdeu peso e agora marca 291 kg. na balança.

Publicidade

Na tecnologia, ela aposta controle de tração, quatro modos de pilotagem, freios ABS e painel digital em estilo retro. Segundo a Triumph, as vendas da Rocket 3 R no Brasil terão início no primeiro trimestre do próximo ano, ocasião em que divulgará seu preço. Ainda conforme a empresa, em 2020 ela quer bater a marca de 6 mil unidades comercializadas no país, sendo que a previsão de 2019 é encerrar o ano com 4.950 novas motos nas ruas.

Protótipo da Moto2 e Street Triple RS

Mas outros modelos também se destacam no estande na Triumph no Salão Duas Rodas. A inglesa trouxe ao evento o protótipo utilizado para o desenvolvimento do motor de 765 cm³, que equipa a categoria Moto2 do Mundial de Motovelocidade. A motocicleta foi utilizada para trabalhos durante dois anos e está pela primeira vez exposta no Brasil.

Um tanto ofuscada pelo outro lançamento, a Street Triple RS também merece destaque. Modelo é equipado com o novo motor de 765 cm³, o mesmo usado pelos protótipos no Mundial de Moto2

Um tanto ofuscada pelo outro lançamento, a Street Triple RS também merece destaque. Modelo é equipado com o novo motor de 765 cm³, o mesmo usado pelos protótipos no Mundial de Moto2

A nova Street Triple RS também deu as caras pela primeira vez no país. A naked é movida pelo mesmo propulsor da Moto2 e teve o 765 cm³ atualizado dentro da competição. Desta forma a nova Street Triple RS rende 123 cv a 11.750 rpm e tem 8 kgf.m de toque a 9.350 rpm. A moto também tem lançamento previsto no mercado nacional para o primeiro trimestre de 2020. No entanto, ainda não tem preço definido.

Publicidade

vinheta-instagram_10

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza