A Triumph Tiger 1200 foi apresentada globalmente hoje. É uma big trail totalmente nova, construída do zero, com um motor novíssimo e mais potência que sua antecessora. Diga-se de passagem, mais forte até que sua concorrente BMW R 1250 GS, tradicional líder do segmento.
Nova Triumph Tiger 1200 2022
A linha Triumph Tiger 1200 foi lançada em duas gamas distintas. A GT deve ser mais orientada para a estrada, incluindo modelos como 1200 GT, GT Explorer e GT PRO. Enquanto a série Tiger 1200 Rally tem maior vocação ao off-road como modelos como 1200 Rally Explorer e Rally PRO. Assim, segue a mesma organização das Tiger 900.
A nova família é movida pelo novo motor de três cilindros, 1.160 cc e refrigeração líquida. Um propulsor que rende potência máxima de 150 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 13,2 kgf.m a 7.000 rpm. O câmbio tem seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã.
Com essa nova receita, os britânicos saltaram dos 141 cv e 12 kgf.m do antigo modelo. Ainda de quebra conseguiram ficar com a Tiger 1200 com 10% de mais potência que a concorrente principal. A rival BMW R 1250 GS por sua vez tem 136 cv e conservou apenas uma leve vantagem no toque, com 14,5 kgf.m.
E a Tiger 1200 também conta com um novo chassi, mais leve e que inclui uma estrutura de alumínio. Nele está fixada outra atualização, o braço oscilante ‘tri-link’ com menos peso e mais forte. Com isso, esse novo conjunto de frame é 5,4 kg mais leve que o modelo da geração anterior. Em resumo a moto tem agora 255 kg em ordem de marcha.
Tiger 1200 GT e Rally
A Tiger 1200 possui freios monobloco Brembo Stylema – como ABS em curva otimizado, movido por uma unidade de medição inercial (IMU). A suspensão fica por conta da configuração semi-ativa da Showa. O conjunto avançado foi ajustado tanto para a capacidade máxima em estrada, quanto para o off-road.
As suspensões da linha GT tem curso de 200 mm na dianteira e 320 mm na traseira. Enquanto as Rally tem maior capacidade no garfo, com 220 mm de curso. Além disso, as GT contam com rodas de alumínio fundido (19” dianteira e 18” traseira). Enquanto a linha Rally projetada para trabalhos off-road vem com rodas com raios tubeless (21” frente e 18” atrás).
Pela primeira vez na gama Tiger 1200 são disponibilizadas duas opções de capacidades para o tanque de combustível. GT Explorer e Rally Explorer tem reservatório de 30 litros. Enquanto, GT, GT Pro e Rally Pro vêm com tanques de combustível de 20 litros. De acordo com a Triumph, o material do compartimento é todo em alumínio, oferecendo um centro de gravidade mais baixo e sendo mais leve.
Recursos eletrônicos da nova Tiger
As Triumph Tiger 1200 tem 5 modos de pilotagem, que ajustam a resposta do acelerador, ABS, controle de tração e configurações de suspensão. O modo de pilotagem Off-Road Pro é um extra exclusivo para os modelos Rally Pro e Rally Explorer. Enquanto isso, o modo chuva presente em toda gama Tiger foi adaptado para fornecer o máximo de intervenção em condições comprometidas.
O pacote de eletrônica inclui ainda o sistema hill-hold e quickshifter padrão – não disponível apenas na moto de entrada GT. Todas as informações são acessadas junto ao novo painel de TFT com 7 polegadas. O dispositivo conta com My Triumph Connectivity System instalado como padrão em todas as linhas da GT e Rally, permitindo ligações, navegação passo a passo e controle de GoPro.
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Tiger 1200 preço no Brasil
Na Europa a nova Triumph Tiger 1200 conta com 5 modelos, GT, GT PRO, GT Explorer, Rally PRO e Rally Explorer. Enquanto isso, aqui no Brasil o site oficial da marca já oferece uma lista para interessados nas versões GT Explorer, Rally PRO e Rally Explorer sem informações de preço.
No velho continente a GT Explorer tem preço de 18,100 euros (mais de R$ 115 mil em conversão direta). Já na linha Rally os valores da Rally PRO são de 17.700 euros (mais de R$ 112 mil) e na Rally Explorer de 19.100 euros (mais de R$ 121 mil). Para o Brasil a novidade é esperada para o início de 2022.