Publicidade

A Triumph Tiger vem se tornando cada vez mais sinônimo de moto aventureira em todo o mundo. Atualmente, são modelos com alta tecnologia, segurança, conforto e desempenho. No entanto, a história dessa família de motocicletas de uso misto da marca britânica vem de longa data. Conheça então todos os modelos e como tudo começou.

Triumph Tiger – como tudo começou

O nome Triumph foi iniciado por Siegfried Bettmann, emigrante do Império Alemão, que chegou na Inglaterra em 1883. Em 1886, o fabricante procurou uma descrição forte para sua nova empresa, nascendo então a Triumph Cycle Company.

A marca teve sua primeira grande fase partindo de 1902, quando decidiu estender a produção – que era de bicicletas – para as motos. No mesmo ano, a empresa produziu sua primeira motorizada. Já em 1915, a marca tinha força para fornecer motocicletas para as tropas aliadas, durante a 1ª Guerra Mundial.

Triumph em Priory Street

Publicidade

Curioso é saber também que carros foram montados juntos de motos até 1936, mas logo deixaram de existir. Mais tarde, durante 2ª Guerra Mundial, em 1940, a fábrica de Priory Street, na Inglaterra, foi bombardeada. Foi somente em 1942 que uma nova planta começou a operar no país, em Meriden.

Mas foi só em 1946, após o fim da guerra, que a marca lançou a aventureira que marcaria época, a T100. Nada menos que um modelo que logo colecionou vitórias nas pistas de competição, mas também foi o início da linha Tiger.

Modelo T100, a precursora de sucesso

Triumph Tiger

Foi a Tiger T100 que moveu essa linha para a lenda que conhecemos até hoje. No entanto, a primeira aposta neste nome nasceu em 1937, com a Tiger 80 de 349cc – havia ainda a Tiger 70 de 250cc e uma Tiger 90 de 500cc. Mas a produção terminou com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e nunca foi retomada.

Publicidade

Modelo 80, marcou a entrada do nome Tiger na marca

Após a guerra e de fábrica nova, a Triumph juntou a T100 a 110, uma motocicleta lançada em 1953. O modelo foi desenvolvido a partir da Thunderbird e ficou em linha até 1961. Equipada com um motor twin de 649 cc ela teve ainda outras ‘colegas’ em produção.

Foram as Tiger Cub, de 200 cc, Tiger Daytona de 490 cc. No entanto, foram as TR7 Tiger e Tiger Trail, das décadas de 70 e 80, que mudaram a cara das aventureiras. Ficou de lado o visual café racer de época, entrou o estilo com para-lamas grande e demais acessórios.

Não bastava ser Tiger, essa era levava o nome Trail em sua descrição

Publicidade

Veja também:

O novo nascimento

A Triumph Motorcycles Ltd foi fundada em 1983 por John Bloor. Sim, nasceu novamente, depois que a empresa original, Triumph Engineering, entrou em concordata. A “nova fabricante” continuou a linhagem de produção de motocicletas, iniciada desde 1902.

Já sob nova direção, o primeiro modelo lançado foi a Tiger 900 (T400), em 1993. Uma moto com motor três cilindros de 885 cc, 84 cv e 8,2 kgf.m de torque. O modelo tinha a cara de competidoras do rali Dakar, ao estilo da nossa conhecida Honda Sahara, familiar aos brasileiros.

Também chamada de T400 e Steamer, o modelo foi a retomada da marca em 1993

Mais tarde, em 2001 surgiu a Tiger 995i, que além do design em formas arredondadas, trouxe a adição da injeção eletrônica ao seu motor de três cilindros de 955 cc. Esse modelo foi sucedido em 2007 pela Tiger 1050.

995i trouxe adição a novidade da injeção eletrônica

Foi somente em 2010 que veio ao mundo a Tiger 800, a moto que levou o legado do nome aos mais diversos mercados, inclusive ao Brasil. O modelo se dividia em versões XR, mais orientadas para a estrada, enquanto as XC eram preparadas para destinos mais off-road.

Tiger 800 foi o modelo que marcou se espaço entre as big trails

Vieram ainda a Tiger Explorer, com o motor de 1215 cc. Assim como a mais recente evolução, a Tiger 900, que apesar de mesmo nome é um uma moto totalmente nova, dotada de controle de tração, modos de pilotagem e suspensão com ajuste eletrônico.

Agora, mais um capítulo recente dessa história acontece no Brasil. Depois da chegada da Tiger Sport 660, derivada da naked bicilíndrica Trident, surge o lançamento da novíssima Tiger 1200. A mais recente evolução da família aventureira chega aqui em três modelos, GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer.

Linha Tiger 1200 é o qua há de mais tecnológico e apurado dentro da família aventureira da marca britânica

Modelos da Triumph Engineering fabricados até 1982

  • Triumph Tiger 80 – produzida de 1937 a 1939
  • Triumph Tiger 100 – produzida de 1946 a 1973
  • Triumph T110 – produzida de 1953 a 1961
  • Triumph Tiger Cub – produzida de 1956 a 1968
  • Triumph Tiger Daytona – produzida de 1967 a 1974
  • Triumph TR7 – produzida de 1973 a 1980
  • Triumph Tiger Trail – produzida de 1981 a 1982

Modelos da Triumph Motorcycles Ltd

  • Triumph Tiger 900 (T400) – produzida de 1993 a 1998
  • Triumph Tiger 955i – produzida de 2001 a 2006
  • Triumph Tiger 1050 – produzida de 2007 a 2016
  • Triumph Tiger 800 – produzida de 2010 a 2020
  • Triumph Tiger Explorer – produzida de 2012 a 2020

As Triumph Tiger à venda em 2022

Portanto, atualmente a família Tiger da Triumph é composta de 3 modelos: Tiger Sport 660, Tiger 900 e Tiger Explorer 1200. Para alegria dos fãs da marca, todas estão disponíveis para venda no Brasil.

Produzida desde 2022, a Sport 660 é a opção de entrada e com pegada mais urbana. Tem preço sugerido de R$ 55.990 e compartilha itens – inclusive o motor – com a naked Trident 660. Conheça o modelo aqui.

triumph tiger 660 2022

A Tiger Sport 660 compartilha a plataforma da naked Trident 660, entrega 81 cv de potência e aposta na relação custo e benefício para atrair novos clientes à família. Tem preço sugerido de R$ 55.990

A Tiger 900 é a mais famosa das três e chegou para substutir – marcando uma evolução em todos os sentidos, sobretudo eletrônica – a Tiger 800. Está à venda nas variações GT (a partir de R$ 68.290), mais voltadas ao asfalto, e as mais aventureiras Rally (R$ 70.290). A topo de linha é a Rally Pro. Uma observação: é a Tiger mais vendida do país, com mais de 3,5 mil emplacamentos em 2021.

triumph tiger 900 vermelha 2022

Motor de 3 cilindros (e 95 cv), pacote eletrônico com direito a espelhamento de GoPro e opções on e off road. A Tiger 900 custa de R$ 68.290 a R$ 78.190 e não é difícil entender porque já vendeu mais de 4 mil motos no Brasil de 2021 para cá

Quem completa a família é a potente Tiger 1200 Explorer. O modelo acaba de receber uma nova geração, completamente renovada, e promete ser ‘a Tiger mais  poderosa de todos os tempos’. Para isso, ganhou uma verdadeiro banho de eletrônica, além de aprimoramento em praticamente todos seus componentes. Custa a partir de R$ 104.990 e você pode conhecê-la aqui.

triumph tiger 1200 2022

Com 150 cv de potência, opções para vários usos e um pacote eletrônico generoso, a nova geração da Tiger 1200 é lançamento no exterior e já chegou ao Brasil. Aqui, tem preços partindo dos R$ 104.990

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]