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A Triumph Trident 660 chegou ao mercado europeu no final de janeiro. O modelo foi uma aposta da fabricante britânica para o segmento roadster (naked, aos íntimos), um dos nichos mais dinâmicos mundialmente, e conta com design minimalista, alta tecnologia e um novo motor de três cilindros 660 cc.

Triumph Trident 660

Desde sua chegada, a Trident 660 foi comparada a Triumph Street Triple de primeira geração. Lançada em 2007, a Triple se inspirou na Speed Triple 1050. Menor, o modelo usava motor de 675 cm³ e três cilindros em linha, reajustado da esportiva Daytona 675, lançada um ano antes.

Se vier ao Brasil, Trident 660 irá enriquecer a disputa no almejado segmento das naked médias

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Além disso, a  Street Triple 675 entregava potência máxima de 85,1 cv a 11.200 rpm e torque máximo de 6 kgf.m a 8.300 rpm. O mesmo motor que equipou à Tiger 800 lançada em 2010, com alguns ajustes como curso e diâmetro maiores. Na bigtrail, ele gerava 95 cv e 7,85 kgf.m.

Há quem compare a nova 660 com a primeira Street Triple 675 (foto). Possíveis semelhanças à parte, suas propostas são bem diferentes

Mas a Trident, apesar das aparências, trouxe uma proposta diferente. A motocicleta se afastou da tendência de motos esportivas e inclinanou-se ao conforto na pilotagem. Por isso a fabricante focou em outras áreas ao invés da busca constante por mais potência e, assim, a Trident entrega ‘apenas’ 81 cv em 10.250 rpm e 6.52 kgf.m de torque em 6.250 giros.

Motor da Trident 660 entrega pouco mais de 80 cv 6 kgf.m de torque

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A nova 660 conta com configurações e especificações próprias, projetadas para a agilidade e diversão em sua experiência. Além disso, o projeto levou quatro anos para ser desenvolvido e contou com a ajuda do italiano Rodolfo Frascoli, um dos responsáveis pelo design da nova Tiger 900. No conjunto tem chassi tubular de aço e peso total a seco de 189 kg.

Trident 660 – tecnologia

A Trident 660 combina visual minimalista a diferentes tecnologias da Triumph. O modelo conta com dois modos de pilotagem (Road e Rain), controle de tração ajustável e acelerador eletrôico ride-by-wire. Tudo isso controlado no painel com tela TFT colorida e display LCD.

Painel minimalista tem duas pequenas telas, uma TFT e outra LCD

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As suspensões da 660 são da japonesa Showa e contam com garfo dianteiro invertido, enquanto a traseira é equipada com sistema monochoque, com pré-carga ajustável. O modelo tem rodas de alumínio de 17 polegadas e freios ABS assinado pela Nissin.

Suspensão é assinada pela Showa, enquanto freios ABS são da Nissin

Triumph Trident 660 no Brasil

Segundo a Triumph, a proposta da Trident é atender tanto pilotos novos quanto alguns mais ‘nervosos’, com um conjunto que perdoa erros cometidos quando o entusiasmo supera a experiência em uma 660 cc. Mesmo assim, a moto é capaz de ser divertida e rápida, conforme a perícia do piloto permite levantar a rotação.

Probabilidade da Trident 660 vir ao Brasil tem duas influências. De um lado, o posicionamento agressivo da marca no país e, do outro, seu aparente desinteresse no segmento naked – ou roadster

Nos Estados Unidos ela custa 8.095 dólares, preço compatível com concorrentes diretas como a nova MT 07, à venda por 7.699 dólares. Em conversão direta, estamos falando em aproximadamente R$ 45.700 e R$ 43.500, respectivamente. Por aqui, a MT 07, ainda na antiga geração, tem preço sugerido de R$ 40.490.

Caso a Trident 660 venha ao nosso mercado ela irá encarar modelos como a já citada MT 07, além de outras naked como Kawasaki Z650, Suzuki GSX-750 A, Ducati Monster 797 e Honda CB 650F. Cada moto tem uma proposta e números distintos, mas todas disputam a preferência do mesmo segmento.

MT 07 se apresenta como a principal rival da Trident 660 no mercado estrangeiro

Mas a pergunta é: será que a Trident 660 vem ao Brasil? Como a marca ainda não se pronunciou oficialmente, a resposta ainda é uma icógnita.

Se por um lado a Triumph mantém um posicionamento agressivo no país e trabalha para trazer rapidamente seus principais lançamentos (como aconteceu com Tiger 900 e até Rocket 3), por outro ela parece focar nos nichos clássico e big trail, disponibilizando poucas opções entre as naked – das 7 à venda no exterior apenas a Street Triple 765 cruzou o atlântico. Todavia, ainda que haja grande interesse da marca na vinda da Trident, sua chegada deve ser adiada para 2022 diante do cenário imposto pela pandemia ao nosso mercado. Veremos.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza