Publicidade

Quando chegam os homens vestidos com botas, casacos de couro e pilotando suas possantes motos reluzentes, as 80 crianças da creche da Tia Maria, no bairro Cajueiro, em Cabo Frio, fazem a maior festa.

As crianças ficam super felizes com os donativos e encantadas com as motocicletas. Fazem muitas perguntas. Não dá vontade de ir embora – conta o diretor social dos Tubarões, Alípio Araújo

As crianças ficam super felizes com os donativos e encantadas com as motocicletas. Fazem muitas perguntas. Não dá vontade de ir embora – conta o diretor social dos Tubarões, Alípio Araújo

São os integrantes do Motoclube Tubarões chegando com donativos, principalmente alimentos, para os internos da creche, que Tia Maria mantém bravamente com ajuda de voluntários.

— As crianças ficam super felizes com os donativos e encantadas com as motocicletas. Fazem muitas perguntas. Não dá vontade de ir embora – conta o diretor social dos Tubarões, Alípio Araújo.
Neste domingo, véspera do Bikerfest, os Tubarões fizeram um “pedágio” na Praia do Forte para vender 200 camisas do Bikerfest. Todas as camisas foram vendidas e a renda, em forma de alimentos, será destinada à creche de Tia Maria.

Publicidade
Neste domingo, véspera do Bikerfest, os Tubarões fizeram um “pedágio” na Praia do Forte para vender 200 camisas do Bikerfest

Neste domingo, véspera do Bikerfest, os Tubarões fizeram um “pedágio” na Praia do Forte para vender 200 camisas do Bikerfest

O Tubarões Bikerfest, que acontece em Cabo Frio de 26 a 29 de julho, na Semana do Motociclista, é um dos mais tradicionais eventos do motociclismo brasileiro. Por trás dele estão 48 integrantes do Motoclube Tubarões que, sem publicidade, desenvolvem ao longo do ano várias ações sociais em Cabo Frio.
No 17º Bikerfest, os Tubarões também vão festejar os 20 anos do Motoclube. Tendo à frente o presidente Augusto Aquino, os Tubarões se encontram todas as quintas-feiras na sede própria do clube para planejar o Bikerfest, as viagens dos fins de semana e as ações voltadas para os mais carentes. A banda Faixa Etária, parceira dos Tubarões, toca no evento pelo 10º consecutivo.

No Natal, os Tubarões distribuem milhares de brinquedos para as crianças da comunidade de Monte Alegre, no Centro de Cabo Frio. Um integrante se veste de Papai Noel para alegrar a criançada e distribuir brinquedos, picolés e outros brindes. Ao longo do ano, os motociclistas atendem a instituições de caridade e participam ativamente de programas como o de prevenção do câncer de mama e ao HIV. Os Tubarões também vão às escolas públicas e particulares participar de programas de segurança de trânsito.
— Nós temos conhecimento do risco de se pilotar uma motocicleta sem estar preparando para isso. Por isso, sempre que solicitados vamos às escolas falar sobre direção defensiva e a necessidade de se respeitar as leis de trânsito – explica Aquino.

O Bikerfest é cuidadosamente planejado para dar conforto não só aos motociclistas como também ao público em geral. O evento ocupada uma área de 70 mil metros quadrados  — a maior dos eventos motociclísticos do Sudeste. Uma área especial, na entrada do evento, é destinada ao estacionamento de motocicletas. Neste ano, donas-de-casa carentes vão vender sacolas plásticas feitas com material reciclado doado pelo Grupo CCR para o projeto Sacolona.

Publicidade

Quando foi criado, há 20 anos, o Motoclube ganhou o nome de Tubarões por ter tudo a ver com a cidade litorânea. Toda a história do clube é cuidadosamente guardada na sede. Os primeiros eventos foram realizados na Praia do Forte, mas o espaço ficou pequeno para receber motociclistas de todo o Brasil que participam do Bikerfest.