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Não precisa ser cientista pra perceber que é cada vez maior o interesse das pessoas por outros tipos de transporte individual que não o automóvel. As sérias limitações que o transporte público e coletivo apresentam na maioria das cidades brasileiras, somadas ao cada vez mais lento e engarrafado trânsito são fatores que empurram a população para outras formas de locomoção urbana.

Os veículos de duas rodas (bicicletas e motocicletas) surgem naturalmente como uma das alternativas mais viáveis e eficientes para suprir esta necessidade de ir e vir com rapidez e economia. Mas é evidente que a motocicleta oferece mais agilidade em relação à bicicleta. Porém, se para quem já utiliza a motocicleta no dia-a-dia e possui alguma experiência é exigida extrema cautela e muito conhecimento e preparo para não causar ou envolver-se em acidentes, para quem está chegando agora a tarefa é muito mais difícil e exige auxílio de quem conhece o assunto.

Decisão difícil? Motonline te ajuda

Decisão difícil? Motonline te ajuda

Para quem tomou esta (difícil) decisão, uma das primeiras alternativas que surgem são os pequenos scooters. Cada vez mais presentes nas ruas, esses simpáticos e amigáveis veículos aparentam ser menos agressivos e seus usuários demonstram menos stress sobre eles. Mais que isso, quase não se vê scooters pequenos circulando em velocidades mais altas, o que inspira mais tranquilidade e segurança. Mas será que tudo isso é verdade? Como saber se essas impressões de quem está fora são reais?

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Motonline reuniu a opinião de vários colaboradores e Motonliners que utilizam motocicleta no dia-a-dia, coletou opiniões dos proprietários de pequenos scooters que estão publicadas no Guia de Motos da Comunidade Motonline e ainda utilizou da própria experiência da redação com os testes e lançamentos realizados e apresenta o resultado disso tudo aqui, para facilitar o trabalho de escolher (ou não) um pequeno scooter para entrar (ou voltar) ao mundo das motocicletas. Queremos basicamente responder a uma única questão:

O que um (a) motociclista que decidiu comprar um pequeno scooter deve saber antes de concretizar a compra?

Desnecessário destacar que partimos do princípio de que este consumidor já é motociclista habilitado e possui o conhecimento básico para utilizar uma moto no trânsito urbano. Importante afirmar também que o uso de todos os equipamentos de proteção para andar de scooter é fundamental, da mesma forma que em qualquer motocicleta. Lembre-se que em caso de acidente, a queda é igual, o asfalto é o mesmo e os eventuais obstáculos que seu corpo encontrará no caminho também. Ah, e dizer que o scooter é mais ou menos adequado para mulheres porque permite andar de saia e de salto alto é outra bobagem grosseira. De fato é possível, mas as regras de segurança e do bom senso não recomendam e não discriminam sexo. Segurança vale para todos!

Então, se você está pensando em comprar um pequeno scooter é muito importante conhecer os pontos positivos e os negativos. Veja a tabela:

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Prós e contras

Prós e contras

Para mais referências, veja a seguir alguns links para artigos e reportagens que abordam o assunto no Motonline:

Scooter, você ainda vai ter um / Comparativo: pequenos scooters / O exponencial crescimento das vendas de scooters no Brasil

E também consulte os links para os testes realizados pelo Motonline para os modelos disponíveis no mercado brasileiro hoje:

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Teste Suzuki Burgman i / Teste Honda Lead / Lançamento Dafra Smart / Teste Honda PCX / Teste Kasinski Prima

O número de lojas (concessionárias) das marcas foi fornecido pela próprias empresas. No caso da Suzuki, foi informado inicialmente o número de 183 lojas. No entanto, após a publicação desta reportagem (28/3, 17 horas) a empresa solicitou a alteração deste número para 289, como está agora, alegando que houve um engano na primeira informação.

 

A partir do alto: Suzuki Burgman i, Honda Lead, Dafra Smart, Kasinski Prima e Honda PCX

A partir do alto: Suzuki Burgman i, Honda Lead, Dafra Smart, Kasinski Prima e Honda PCX