Publicidade
Foto: Divulgação CBM

Foto: Divulgação CBM

Após negociações, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) anuncia o Campeonato Brasileiro Pro Tork de Motocross 2010. Com a mesma infraestrutura utilizada na etapa brasileira do Mundial, ano passado em Canelinha/SC, o campeonato terá muitas novidades. Serão oito etapas, começando no dia 11 de abril, em Siqueira Campos/PR, e terminando em São Paulo, no dia 10 de outubro.

Além da fabricante de equipamentos Pro Tork, que dá nome ao Campeonato, também a Rinaldi, fabricante de pneus do Rio Grande do Sul, patrocina o evento. A união das marcas à CBM garante nível internacional ao evento.

“Os pilotos podem se preparar para uma temporada grandiosa no motocross brasileiro, pois vamos começar em Siqueira Campos/PR, na pista que tem a melhor estrutura do país”, afirma o presidente da CBM, Alexandre Caravana.

Publicidade

Foram escolhidos os principais centros e as melhores pistas do Brasil para a temporada 2010. Uma novidade será o retorno da tradicional etapa de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, sempre elogiada pelos pilotos.

“Já começamos a nos preparar. A prova já faz parte do calendário de eventos da cidade e será extremamente importante poder utilizar a infraestrutura do Mundial”, garante Rogério Audibert, vice-presidente do Moto Clube de Carlos Barbosa e um dos organizadores da etapa gaúcha.

Foto: Divulgação CBM

Foto: Divulgação CBM

Entre outras novidades, o Brasileiro Pro Tork de Motocross 2010 volta a ser disputado com os treinos aos sábados e as provas no domingo, diferentemente do ano passado. Entre as categorias, a antiga CRF deixa de ser monomarca e passa a se chamar 230cc, permitindo qualquer moto de fabricação nacional com motores até 230cc.

Publicidade

Na parte de infraestrutura, além de áreas VIP maiores e arquibancadas cobertas, as equipes também poderão contar com pit-lane coberto de dois andares, equipado com 40 monitores de TV para que possam trabalhar e interagir com mais tranquilidade com os competidores.

“Queremos dar um grande apoio aos pilotos e este ano a Pro Tork volta a investir de forma significativa no motocross, tornando o campeonato o maior que já teve no Brasil”, ressalta Marlon Bonilha, diretor da Pro Tork.

Em 2010, um dos maiores nomes do esporte na atualidade estará de volta ao país para disputar o Brasileiro Pro Tork. Antonio Jorge Balbi Jr., que há muitos anos representa o país nas pistas dos Estados Unidos, irá disputar as categorias MX1 e MX2.

“Não há nada mais importante para os pilotos brasileiros do que um título nacional e aqui no nosso país esse é o único campeonato que realmente tem peso”, afirma Antonio Jorge Balbi, da equipe 2B Racing. Recordista com 14 títulos nacionais, o catarinense Milton “Chumbinho” Becker está ansioso para o início do campeonato.

Publicidade

“Estou trabalhando bastante e vou tentar conquistar mais esse título e ficar aí, sozinho com 15 títulos nacionais, o que seria muito legal junto com minha equipe, a Pro Tork, que está investindo tanto no esporte esse ano”, afirma Chumbinho.

O Campeonato Brasileiro Pro Tork de Motocross 2010 tem patrocínio de Pro Tork e Rinaldi, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Confira o calendário definitivo de 2010:

1ª etapa: 11/04 – Siqueira Campos/PR
2ª etapa: 25/04 – Carlos Barbosa/RS
3ª etapa: 16/05 – Canelinha/SC
4ª etapa: 27/06 – Foz do Iguaçu/PR
5ª etapa: 18/07 – Cachoeiro do Itapemirim/ES
6ª etapa: 01/08 – Rondônia (MX1 e MX2 apenas)
7ª etapa: 19/09 – Nova Friburgo/RJ
8ª etapa: 10/10 – São Paulo