Publicidade

J  est  tudo pronto para o International Six Days 2003, a maior prova de enduro do mundo que ser  realizada em Fortaleza de 3 a 8 de novembro.

Cerca de 400 pilotos de 33 pa¡ses come‡aram a desembarcar na capital do Cear  para seis dias de competi‡Æo nas trilhas e nas areias da regiÆo de Porto das Dunas. E a maior preocupa‡Æo dos estrangeiros, principalmente os europeus, ‚ em rela‡Æo ao calor. Eles sa¡ram dos pa¡ses de origem onde a temperatura est  v rios graus abaixo de zero para enfrentar o clima tropical do Cear , onde os term“metros marcam por volta de 30 graus.

O sueco, Anders Eriksson, que vai disputar o Six Days 2003 com uma Husqvarna 500, disse que antes de chegar … Fortaleza j  estava preocupado com as consequˆncias do calor nordestino. “NÆo tive tempo, local e nem areia para treinar. Na Su‚cia estamos enfrentando quase 20 cent¡metros de neve nas ruas e agora vou ter que correr contra o tempo para me habituar a um clima tÆo diferente”, disse. Anders afirmou ainda que vai passar a semana treinando pesado com dois objetivos: vencer o calor e tamb‚m os finlandeses, os favoritos do Six Days. No ano passado, a equipe sueca da qual ele faz parte ficou em segundo lugar na competi‡Æo, atr s da Finlƒndia, que conquistou o t¡tulo na cidade de Jabl•nec Nad Nisou, na Rep£blica Tcheca.

E Anders vai ter mesmo que correr contra o tempo. Juha Salminen, piloto da Finlƒndia pentacampeÆo mundial de Enduro, chegou ontem … Fortaleza mas disse que j  veio preparado para enfrentar o calor brasileiro. “A temperatura alta nÆo me preocupa tanto porque passei um bom tempo treinando no litoral da Espanha”, diz ele. Salminen afirma ainda que pretende aproveitar os dias que faltam antes do Six Days para treinar nas dunas de Fortaleza. “Quero me habituar mais ao sol forte, … areia fina e fazer os £ltimos acertos na moto”. Este ano, Juha Salminen vai tentar mais um t¡tulo pela categoria Trof‚u, com uma moto KTM 450

Publicidade

Enquanto os pilotos treinam, a Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo (CBM), respons vel pela organiza‡Æo do Six Days vem trabalhando duro. Nesta segunda-feira come‡ou a funcionar a secretaria de prova para auxiliar os pilotos no Centro de Conven‡äes do Hotel Beack Park, onde est  montada toda a infra-estrutura da competi‡Æo. Entre os dias 29 e 31 serÆo feitas as vistorias administrativas, quando os participantes deverÆo apresentar documentos, e entre os dias 30 e 1§ de novembro, as vistorias t‚cnicas. A CBM tamb‚m est  cuidando dos £ltimos detalhes para a cerim“nica de abertura que ser  realizada dia 1§ de novembro na Praia de Iracema, uma das visitadas de Fortaleza.

O Six Days atrair  um grande n£mero de jornalistas. A expectativa da organiza‡Æo ‚ que cerca de 100 profissionais da imprensa devem chegar a Fortaleza nos pr¢ximos dois dias. A maioria vem do exterior, principalmente Europa, µsia e Estados Unidos.