Publicidade

Uma nova geração da scooter Yamaha NMax acaba de chegar na Ásia! E, entre as novidades, uma curiosidade: o modelo recebeu uma função inédita no motor, que promete a ‘sensação de turbo’, mas não possui uma turbina. Conheça o modelo!

Nova scooter Yamaha NMax tem Turbo fake? 

A Yamaha lançou a nova scooter NMax Turbo 2025, na Indonésia. Entretanto, apesar do que o nome sugere, a novidade não tem nenhum “caracol” escondido no seu motor, para aquele aumento de potência aproveitando-se de gases de escape.

Nova scooter Yamaha NMax

Nada de turbina, nova scooter Yamaha NMax usa tecnologia para força extra

Segundo a marca, trata-se de uma tecnologia que dá a “sensação de Turbo”. Em resumo, a nova scooter tem um sistema chamado YECVT (Yamaha Electric Continuously Variable Transmission), nada mais que um câmbio CVT elétrico.

Publicidade

Essa novidade substitui o tradicional câmbio CVT mecânico. Assim, com o auxílio da tecnologia, o novo sistema de câmbio YECVT permite criar até 3 níveis de atuação. São o “T-Mode”, para uso urbano, e o “S-Mode” para entrega mais esportiva.

Contudo, o destaque é o último modo, o “Y-Shift”, que dá um ‘empurrãozinho‘ na moto a mais quando necessário. Um recurso que pode ajudar em ultrapassagens e, que segundo a marca, dá a impressão semelhante a um Turbo. Mas não espere ouvir um ‘tsss’ na troca de marchas.

Veja também:

Publicidade

Como é a scooter turbo?

No quesito design, a NMax Turbo 2025 segue o visual já conhecido da linha de modelos da Yamaha. Uma moto com contornos modernos, farol equipado com dois projetores de LED, e também lanterna de LED na traseira.

O conjunto tem ainda tela de LCD com o sistema Y-Connect, nas versões básicas. Já nos modelos topo de linha a moto vem com uma tela TFT colorida dotada de Sistema de Navegação da Garmin Street Cross.

Nova scooter Yamaha NMax

Modelo Turbo é movido por um motor monocilíndrico de 155,09 cc, que entrega 15,3 cv e 1.2 kgf,m de torque

Falando em versões, a nova scooter tem as topo de linha Turbo, Turbo Tech Max e Turbo Tech Max Ultimate. Entretanto, a nova NMax tem as versões básicas Neo S Version e Neo Version, que trazem o visual atualizado, sem o empurrão extra do YECVT.

Publicidade

 

Quanto custa a nova scooter Yamaha

Por fim, a nova NMax Turbo 2025 chega na Ásia com preço a partir de 37.750.000 rupias indonésias, cerca de R$ 12 mil em conversão direta. Ainda não há confirmação de quais outros países receberão a novidade. Por enquanto, o Brasil segue com a NMax 160 Connected, oferecida por aqui com preço sugerido de R$ 20.990.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]