A Argentina é um grande consumidor de motos. Somente ano passado, foram mais de 470 mil unidades 0km vendidas no país, num crescimento de quase 15% em relação a 2022. Com estes números, é o segundo maior consumidor da América do Sul. Porém, diferente do Brasil, a categoria street não tem chance por lá.
Tipo Honda Biz? Categoria de moto domina Argentina
O mercado de motos argentino está para as Cub, assim como o brasileiro está para as Street. Por lá, a categoria também chamada de ‘motoneta’ representa quase metade dos emplacamentos de motos! Curiosamente, percentual próximo ao das Street por aqui.
Isso mesmo, ano passado foram 259 mil novas Cub emplacadas no país vizinho – onde se viu um total de 470 mil motos novas rodando. Entretanto, de acordo com a última pesquisa da Câmara dos Fabricantes de Motovehículos de la Argentina (CAFAM), o setor ainda está longe dos picos históricos.
Desta forma, não é surpresa que os modelos de baixa cilindrada sejam a categoria mais popular. Afinal, as motocicletas de 110cc foram as mais vendidas. Já as 150cc, bastante populares no Brasil, emplacaram menos de 67 mil unidades na Argentina.
O país das motonetas?
Ou seja, os argentinos escolhem em sua maioria as Cub como sua categoria preferida. Para quem não lembra, esse estilo tem como característica o seu câmbio semiautomático, dispensando o uso da embreagem na hora de trocar as marchas. E visualmente se assemelham a uma scooter/motoneta.
Então, sim! A Honda Biz é o exemplo mais clássico do que é uma motoneta. Aliás, saiba tudo sobre esta categoria de motos, e em quais pontos ela pode ser melhor que as scooter, clicando aqui.
Veja também:
- Honda CB 300F lançada na Argentina é mais completa
- Veja 5 motos Honda que surpreendem pelo design nada comum
- Relembre o primeiro teste com a Honda Hornet no Brasil (CB 600F)
Wave 110 é a moto argentina mais vendida!
Falando na Honda, no ano acumulado de 2023, a marca se manteve na liderança com 104.947 motocicletas emplacadas na Argentina. E seu modelo mais emplacado foi a Wave 110. Sim, uma Cub, que sozinha respondeu por mais de 50% de todo o volume da marca! Foram 51.100 unidades comercializadas ano passado.
A moto tem visual e proposta semelhantes à nossa Honda Biz 110. Além disso, junto da semelhança em design, a moto Argentina também é movida por um motor OHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar de 109,1 cc.
E quanto custa? Na Argentina, esse sucesso Wave 110 S tem preço de 2,3 milhões de pesos. Como o país possui diversas cotações, é difícil fazer uma conversão para Reais, mas seria algo em torno de R$ 13 mil em conversão simples.