Publicidade

Ainda sobre a NX “turbinada”, nÆo entendi alguns itens; 1) A gasolina de boa qualidade se refere ao rebaixamento do cabe‡ote ou … mudan‡a j  feita (aumento da cilindrada)?. 2) Qual seria esta gasolina? Shell? 3)  verdade que o motor fica (ficou) igual a de uma NX 200? O carburador ‚ o mesmo? 4) As engrenagens internas das marchas da NX 150, da NX 200 e da XR 200 sÆo todas iguais? As rela‡äes finais s¢ diferem na combina‡Æo do n£mero de dentes dos pinhäes e coroas de cada modelo? E por fim uma pequena corre‡Æo: todas as NX 150, 200 ou 350 possuem conta-giros!
Georges Zouein
Lavras MG
Oi Georges, gra‡as a vocˆ acho que teremos de abrir uma se‡Æo Forum no site. Vamos l , primeiro desculpe, porque eu conhe‡o mecƒnica de forma gen‚rica, mas nÆo consigo lembrar dos detalhes de TODAS as motos produzidas no Brasil. Eu confundi a Honda NX com a XR (versÆo off-road) que saiu logo em seguida. 1) mesmo que vocˆ nÆo rebaixe o cabe‡ote, ‚ sempre melhor usar uma boa gasolina. Mas se aumentar a taxa isso ser  obrigat¢rio. Se apenas aumentar a capacidade volum‚trica a gasolina pode usar comum. 2) NÆo testei a V-Power, mas j  testei a Podium da Petrobras e pude confirmar uma boa melhora na queima. Tecnicamente, uma queima melhor sigifica maior aproveitamente de energia, o que se traduz em ganho de desempenho. 3 e 4) Eu sou o primeiro cara a admitir que nÆo tenho a menor paciˆncia para meandros t‚cnicos espec¡ficos dos modelos de motos. Entendi sua pergunta, mas para respondˆ-la teria de buscar manuais t‚cnicos com as giclagens da linha NX 150 e 200, o que me ‚ imposs¡vel. Se vocˆ conhece algum mecƒnico de concession ria Honda, pe‡a c¢pia xerox das p ginas dos manuais t‚cnicos referentes a carburador e cƒmbio. Vocˆ vai ficar admirado com a quantidade de informa‡äes que estes manuais oferecem. Tem at‚ os limites de folgas axiais e radiais de v rias pe‡as. Vocˆ pode usar nossa se‡Æo de classificados e colocar um an£ncio solicitando c¢pia destes manuais. Ter um manual destes ‚ uma felicidade que vocˆ nÆo imagina, principalmente para uns malucos que nem n¢s que adoram passar o fim de semana sujos de ¢leo. J  que a NX tem conta-giros, primeiro descubra a rota‡Æo de potˆncia m xima (est  na ficha t‚cnica) e marque no conta-giros com uma fita. Depois v  para uma estrada reta, sem muito movimento (nÆo v  se estabacar, pelo amor de Deus!!!), munido de ferramentas e um pinhÆo maior e um menor (apenas um dente acima e um abaixo). Lembre-se que a sua rela‡Æo final deve ser perto de 3:1 e cada dente no pinhÆo representa 3 na coroa. EntÆo vocˆ coloca em £ltima marcha e veja em que rota‡Æo o motor p ra de crescer. Se ele parar antes da faixa de potˆncia m xima, entÆo a rela‡Æo ficou longa. Se vocˆ perceber que a agulha do conta-giros passou da rota‡Æo m xima e o motor ainda tem for‡a, entÆo a rela‡Æo ficou curta. Caso nÆo encontre um pinhÆo que dˆ resultado, ter  de fazer o mesmo com v rias coroas. Mas vocˆ j  viu a mÆo de obra que ‚ trocar uma coroa?