Publicidade

Com o intuito de proporcionar ao consumidor a garantia para aquisição de produtos de qualidade e alta tecnologia, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), passou a exigir recentemente que os catalisadores automotivos, nacionais ou importados, tenham o seu selo estampado nos mesmos. A partir de abril de 2011 todos os centros automotivos também deverão comercializar no mercado de reposição somente os catalisadores com essa chancela. “Essa norma é extremamente importante para garantir ao consumidor que ele esteja comprando uma peça de qualidade, com a tecnologia adequada para realizar a conversão dos gases emitidos pelo motor do automóvel em gases inofensivos para a atmosfera”, avalia Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore, principal fabricante do catalisador automotivo no País.

Outro fator é que com essa iniciativa do Inmetro o falso catalisador está desaparecendo do mercado. “Essa nova regra do Inmetro chega em bom momento, pois muitos consumidores fazem uma pré-avaliação do veículo antes de passar pela Inspeção Veicular e, nos casos que apresentem a necessidade de troca do catalisador, reduz-se o risco do proprietário do veículo comprar um falso catalisador ou um equipamento de baixa qualidade”, complementa Moreira.

No mercado de reposição, a alta tecnologia e a qualidade dos catalisadores da Umicore são encontradas nas marcas Mastra, OG, Scapex e Tuper Escapamentos. Na hora de trocar o catalisador é importante verificar se a peça encontra-se dentro da embalagem com a marca do fabricante, conferir a aplicação ao seu veículo, verificar a existência do certificado de garantia e exigir a nota fiscal.