Publicidade

O Brasil est  entre os 53 pa¡ses que ainda nÆo atingiram e nÆo estÆo perto de atingir os objetivos de Educa‡Æo para Todos at‚ 2015, prazo acordado na Conferˆncia Mundial de Educa‡Æo em Dacar, Senegal, em 2000, que reuniu 164 pa¡ses.

Esta e outras informa‡äes sobre a posi‡Æo do Brasil no cumprimento das Metas de A‡Æo de Dacar estÆo na publica‡Æo Relat¢rio de Monitoramento EFA Brasil 2008, que foi lan‡ada nesta quarta-feira (30/4) no Minist‚rio da Educa‡Æo. O lan‡amento acontece no ƒmbito da Semana de A‡Æo Mundial, celebrada na £ltima semana de abril.

Como forma de acompanhar o avan‡o dos pa¡ses no cumprimento das metas, a Unesco elabora, a cada ano, o Relat¢rio de Monitoramento Global EFA com dados de diferentes pa¡ses. A ¡ntegra do Relat¢rio pode ser conhecida no site da Unesco.

Este ano o escrit¢rio da Unesco no Brasil produziu um relat¢rio espec¡fico com dados sobre o Pa¡s e examina as desigualdades educacionais existentes, mencionando quem sÆo e onde estÆo os exclu¡dos da educa‡Æo brasileira. O trabalho faz tamb‚m considera‡äes sobre as metas do PNE-Plano Nacional de Educa‡Æo, elaborado sem sintonia com a Declara‡Æo Mundial de Educa‡Æo para Todos.

Publicidade

A Semana de A‡Æo Mundial ‚ organizada anualmente no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito … Educa‡Æo e tem como objetivo chamar a aten‡Æo da comunidade internacional sobre os compromissos assumidos em Dacar. Os pa¡ses se comprometeram a atingir seis metas at‚ 2015: expandir e melhorar a educa‡Æo e cuidados na primeira infƒncia; assegurar o acesso de todas as crian‡as em idade escolar … educa‡Æo prim ria completa, gratuita e de boa qualidade; ampliar as oportunidades de aprendizado dos jovens e adultos; melhorar em 50% as taxas de alfabetiza‡Æo de adultos; eliminar as disparidades entre gˆneros na educa‡Æo e melhorar todos os aspectos da qualidade da educa‡Æo.