Publicidade

A história da Ural começa em 1939, no período pré da Segunda Guerra Mundial e o respectivo planejamento da URSS. A União Soviética sabia que em breve iría para a guerra contra o Terceiro Reich alemão, Adolph Hitler, o ditador implacável da Alemanha nazista; apesar do Pacto Molotov-von Ribentoff.

Joseph Stalin ordenou aos militares que o poderio instalado, incluindo as forças de terra, para que se preparassem para defender a pátria russa contra a invasão alemã pelos Panzers nas suas forças terrestres, com apoio das forças especiais. Tendo em vista os efeitos da Blitzkrieg* contra o Exército polonês, a mobilidade foi colocada como de extrema importância!

R 71

(*) O termo Blitzkrieg é uma palavra alemã que tem como sigficado guerra-relâmpago, que foi uma doutrina militar a nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tivessem tempo de organizar a defesa. Seus três elementos essenciais eram o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais tinham a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças (paralisando seus centros de controle). O arquiteto desta estratégia militar foi o general Erich von Manstein.

Publicidade

Uma reunião foi realizada no Ministério da Defesa da URSS e o tema de discussão abordou um modelo de motocicleta que seria o mais adequado para o Exército Vermelho. O Exército Vermelho pretendia modernizar seus equipamentos após o termino do conflito militar com a Finlândia. As motocicletas utilizadas até então não funcionavam satisfatoriamente, apontando uma tecnologia ultrapassada e uma fabricação com qualidade que deixava muito a desejar.

A versão oficial diz que, após longa discussão, a motocicleta BMW R71 ficou colocada como um modelo mais próximo das exigências, e cinco unidades foram adquiridos secretamente através de intermediários suecos.

Os engenheiros soviéticos, em Moscou, se ocuparam em desmontar as referidas motocicletas, copiando o design da BMW em todos os seus detalhes, e se fizeram moldes e matrizes para produzir os seus próprios motores e câmbios em Moscovo.

M72 K1

Publicidade

Tudo sobre a moto foi detalhada pelo pessoal da engenharia, e no início de 1941 o primeiro protótipo da motocicleta M-72 foi apresentada a Stalin, ocasião em que se tomou a decisão em produzi-las. Aliás, um desses originais BMW ainda sobrevive e está em exposição no museu da fábrica.

Vale ressaltar que a Harley-Davidson também copiou o design BMW, entregando cerca de 1000 Harley-Davidson XA (modelo experimental do exército) com seus cilindros contrapostos para a participação dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, no Japão, Riyushko foi designado a copiar os gêmeos em V da Harley-Davidson.

Uma outra versão plausível é a que declara o `vazamento’ de informações da fábrica da BMW oferecendo cópias dos desenhos e moldes.As a result of the Molotov-von Ribentoff Pact transfers of technology had taken place to support their Soviet “friends” in different areas. Como resultado do Pacto Molotov-von Ribentoff, as transferências de tecnologia tinham lugar para apoiar os `amigos’ soviéticos em diferentes áreas. Soviet engineers toured German aircraft factories and brought back complete cannons as samples. Engenheiros soviéticos excursionaram por fábricas alemãs de aeronaves, e trouxeram de volta uma linha completa de canhões como amostras. The OPEL Kadett was given to the Soviets just prior to the war, however it only commenced series production towards the end of the war as the Moskvitch 400 O OPEL Kadett foi dado para os soviéticos imediatamente antes da guerra, no entanto, ele só começou sua produção em série no fim da guerra com o nome Moskvitch 400, agregando algumas modificações, como as quatro portas.

Moskvitch 400

Publicidade

Em 1941 começou a produção da série BMW R75, e descontinuou a produção da R71. Os soviéticos foram abastecidos com este modelo superado, o que se apresentava como uma boa idéia naquele momento.

R75 de 1941

Isso também explica por que razão os soviéticos acabaram fazendo uma cópia do sidecar Wehrmacht; e em breve uma fábrica criada em Moscovo produziria centenas do modelo russo M-72 com esse sidecar.

M72

O Blitzkrieg nazista foi tão rápido e eficaz que os estrategistas da União Soviética ficaram preocupados com a fragilidade aos bombardeiros alemães que a fábrica de Moscou se apresentava. Posto isso, a decisão foi tomada para mover a fabrica para uma posição mais ao leste, de forma a ficar fora do alcance. O local escolhido foi a pequena cidade comercial de Irbit, localizada à margem da grande estepe Siberiana, nas montanhas de Ural; cidade essa que tinha sido um importante centro comercial e palco de Feiras na Rússia, antes da Revolução de 1917.

O único edifício de dimensões substanciais na cidade era uma cervejaria que logo foi convertida no edifício R&D, o qual foi preparado para a construção de uma nova fabrica visando a produção maciça das motocicletas M-72.

Em 25 de outubro de 1942 o primeiro lote de motocicletas foram para a frente de batalha, e durante a Segunda Guerra Mundial se teve um total de 9.799 motocicletas M-72 entregues a luta, tanto à frente do destacamento de reconhecimento, bem como para o fortalecimento das tropas móveis.

Após a Segunda Guerra Mundial a fábrica foi ampliada e em 1950 foi entregue a motocicleta de numero 30000. Desde então, mais de 3,2 milhões de motocicletas foram produzidas, sendo a maioria com sidecar.

A história da URAL tinha começado com a glória de ajudar a derrotar o terror dos exércitos de Hitler sobre os russos nos campos de batalha europeus. A URAL foi construída apenas para uso militar até finais dos anos 1950, quando uma outra fábrica na Ucrânia assumiu essa tarefa, e a Irbit Motorcycle Work (IMZ) se focou em desenvolver a construção de motos para consumo doméstico, onde se apresentou uma forma de grande popularidade junto ao povo russo, que na década de 1960 a produção total da fábrica foi transformada apenas para motocicletas de uso civil.

A história de exportações da URAL começa em 1953, primeiramente e principalmente para os países em desenvolvimento, e mais tarde, na década de 60, também se teve entregas para os países desenvolvidos (incluindo Austrália); e cada vez mais motocicletas URAL foram vistas nas estradas de todos os continentes. Filosoficamente a motocicleta URAL é uma combinação única de preço, estilo clássico com sidecar, ficando muito parecida com a moto do papai e ainda como a do vovô.

Hoje os principais produtos da fábrica são as motocicletas URAL com sidecar voltado para os serviços pesados, concebidas para o piso áspero russo. Existem muitos lugares na Rússia, onde apenas URAL e cavalos alcançam. As motocicletas URAL são equipadas com motores bicilindricos contrapostos de quatro tempos refrigerados a ar, cambio de quatro velocidades e uma a ré, transmissão secundária por cardan embreagem de dois discos a seco, amortecedores com molas e freios a tambor. Todavia, os novos modelos solo foram desenvolvidos para mercados ocidentais e contam com mecanização refrigerada a água.

As motocicletas são vendidas principalmente para o mercado interno russo, mas já temos unidades espalhadas para a Austrália, Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Espanha, Grécia, Noruega, Finlândia, Suécia, Alemanha, Egito, Irã, República Sul-Africano, Brasil, Uruguai, Paraguai e numerosos outros países.

Ural Moto hoje …

IMZ-Montes Urais é o único grande fabricante russo de motocicletas e um dos poucos fabricantes de motocicletas com sidecar em todo o mundo. IMZ-Montes Urais é um conglomerado de empresas que produzem e vendem motocicletas clássicas em combinações tanto solo, bem como com sidecar.

A fábrica foi fundada em 1941. Em Novembro de 1992, transformada em uma empresa de capital misto, a Uralmoto Joint Stock Company sendo a formação de 40% pela privatização na gestão dos trabalhadores através de subvenção, 38% por leilão com a privatização vouchers (principalmente gestão e os trabalhadores também) e 22% mantidos pelo governo. Em Julho de 2000, a empresa foi re-organizada com a parte do governo redistribuída aos investidores.

No início de 1998, a empresa foi comprada pela iniciativa privada russa e já não é uma empresa estatal, trazendo novas idéias, novos investimentos, um novo modelo de gestão, novas técnicas de produção, novos design, implementação de tecnologia e, sobretudo, o controle de qualidade desde a entrada dos insumos, o durante produção, até o produto acabado.

IMZ deu uma nova vida a marca, com novos modelos e um motor que beneficia as exigências mínimas para a condução desportivas e de lazer para os tempos modernos. Embora a aparência externa do motor seja a mesma que a de antes, novas técnicas no controle de qualidade incidindo no preparo total do motor, forneceu melhores índices de tolerância na engenharia do produto, melhor qualidade na pintura e os cromados, embora mantendo a vantagem da continuidade com o equilíbrio da concepção dos motores horizontais de cilindros contrapostos roletados.

Um futuro brilhante para IMZ é esperado, pois esta vem constantemente buscando melhorias e qualidade, focando uma forma econômica de transporte divertido e de fácil manutenção.

A história está longe de ter terminado.

A história da URAL : http://www.ural.com.au/history.html

Links interessantes: http://www.imz-ural.com/ http://nstaib.googlepages.com/home

Um abraço a todos, e nunca se esqueçam : ” Antes de DESTRUIR, PRESERVE ”