Mesmo sem grandes novidades no visual ou na mecânica, a Suzuki V-Strom 650 foi a moto da marca mais vendida no Brasil em 2025. Segundo dados da Fenabrave, foram 246 unidades emplacadas no ano — número que garantiu o topo do ranking da Suzuki, à frente até da moderna V-Strom 800, que ficou em segundo lugar.
Lançada em 2004, essa big trail teve poucas atualizações. Mas em 2019 a Suzuki renovou o visual da V-Strom 650 e continua sem grandes novidades até hoje. O sucesso dessa “veterana” tem explicação: confira 3 motivos que fazem dela um verdadeiro tanque nas ruas e estradas brasileiras.
Mecânica confiável
Um dos grandes trunfos da V-Strom 650 é sua mecânica confiável, testada e aprovada por milhares de pilotos mundo afora. O motor é um V2 de 645 cc, que entrega 70 cv de potência e 6,2 kgfm de torque. É o suficiente para encarar tanto o trânsito do dia a dia quanto estradas abertas, com bom desempenho.
Por ser um conjunto mecânico já conhecido, também agrada quem busca manutenção mais simples e previsível. Não é à toa que muitos donos rodam por anos com a mesma moto, sem grandes dores de cabeça.
Veja também:
É trail ou não? Descubra a verdadeira proposta da Haojue DL 160
Aposentada no BR, essa moto Suzuki se recusa a sair de linha lá fora
Suzuki tem moto trail que pode fazer sucesso no Brasil
Conforto para qualquer trajeto
A V-Strom 650 foi pensada para viagens e isso fica claro desde o primeiro momento na pilotagem. A posição de guiar é bem ergonômica, com guidão alto e pedaleiras bem posicionadas, o que ajuda a reduzir o cansaço nas longas distâncias.
A suspensão trabalha bem tanto no asfalto quanto em estradas de terra leves, e o banco é largo e confortável, tanto para o piloto quanto para o garupa. São pontos que fazem diferença na hora de escolher uma companheira para a estrada.
Pronta para viajar
Se o seu plano é colocar o pé na estrada, a V-Strom 650 está pronta. O tanque de 20 litros proporciona uma autonomia média de 360 km, número ideal para quem gosta de cobrir grandes distâncias sem se preocupar em parar para abastecer toda hora.
Além disso, o motor tem potência de sobra para manter velocidades de cruzeiro na estrada com tranquilidade, mesmo com garupa e bagagem. Seja cruzando o estado ou atravessando o país, ela aguenta o tranco.
Mesmo sem contar com as tecnologias mais modernas da irmã V-Strom 800, a 650 segue como a queridinha dos aventureiros que buscam uma moto confiável, confortável e pronta pra tudo. É por isso que, ano após ano, ela continua firme como o tanque que é.