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A Voltz Motors lançou seu projeto de uma moto elétrica exclusiva para os entregadores da maior plataforma de delivery do Brasil. A ‘moto do iFood’ é uma versão especial da EVS Work e promete muita economia. Muita mesmo, pois segundo a marca pode rodar até mil km gastando apenas R$ 60. E tem mais novidades. Vamos conferir mais detalhes.

Voltz EVS Work, moto do iFood

De acordo com a brasileira Voltz, a EVS Work apresenta uma economia considerável em relação a uma moto a combustão de potência equivalente. Isso considerando suas duas baterias proporcionam entre 100 km e 180 km de autonomia, em uma velocidade máxima limitada em 85 km/h.

moto do ifood é fabricada pela voltz

Modelo vem configurado para entregadores do iFood, com duas baterias, e promete ser mais econômica que as motos a combustão

A moto elétrica também promete praticidade e pode ser recarregada em tomadas residenciais. De acordo com a fabricante, a EVS Work leva em torno de 5 horas para recuperar uma carga completa, mas a ideia é não deixar o entregador a pé.

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Plano de assinatura de baterias

Para que os entregadores não precisem perder trabalho por falta de bateria, o projeto vai disponibilizar estações para a substituição de baterias, de forma compartilhada. Em locais já escolhidos da cidade, poderá ser feita a troca da bateria usada por uma carregada em apenas um minuto.

troca de bateria para a moto do ifood

Plano de assinatura vai disponibilizar pontos de trocas de bateria em vários pontos da cidade. Serviço custa de R$ 129 a R$ 319 ao mês

Claro, tudo isso a partir de planos de assinatura. Os valores variam de R$ 129 por mês para quem roda até 2 mil km – passando por R$ 219 (4.000 km) até o preço de R$ 319 para quilometragem e trocas ilimitadas.

São Paulo foi a cidade escolhida como a cidade piloto para receber o projeto. Assim, os pontos de recarga estarão localizados em locais com maior concentração de restaurantes na capital, como Lapa, República Consolação, Pinheiros, Jardins, Paulista, Aclimação, Paulista, Moema e Itaim Bibi.

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A moto do iFoo vale a pena?

A moto do iFood passou por testes na cidade de São Paulo nas mãos de 30 entregadores da plataforma. Foi verificado que um entregador que percorre 3 mil km por mês tem custo mensal em torno de R$ 610 de combustível (considerando o litro a R$ 7,10), uma vez que as motos fizeram cerca de 34,9 km/litro.

Pensando nisso, a moto do iFood promete gastar apenas 6 centavos por km rodado. Assim, para rodar os mesmos 3.000 km seria necessário R$ 180 reais com recargas na bateria. Uma diferença de R$ 430 por mês. Como o entregador vai ter de pagar R$ 219 pelo plano de assinatura, o lucro cai para R$ 211 – mas ainda é lucro.

honda-pop-110i-2019-2

Vantagens colocam a moto do iFood na briga contra os modelos mais economicos a gasolina. Entre eles está a Pop, que fez várias medições acima dos 50 km por litro no nosso teste (chegando a passar dos 60 km/litro em alguns casos)

 

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Porém, algumas motos a combustão fazem mais de 34,9 km/litro. No nosso teste, a Honda Pop 110i fez várias medições acima dos 50 km por litro, por exemplo. Com a gasolina a R$ 7,10 ela gastaria R$ 426 em gasolina para os mesmos 3 mil km. Ou seja, R$ 27 a mais que a moto do iFood (e seus R$ 399 de gastos com energia mais custo da assinatura). Aproveitando, confira o teste da Pop 110i no Motonline.

Como será a manutenção da moto elétrica do iFood

Mas a moto do iFood tem mais economias além do combustível, afinal a Work promete um valor de manutenção 50% menor na comparação com os modelos a combustão. Isso porque a moto elétrica do iFood não possui o tradicional motor com cilindros, virabrequim, bomba de combustível e outras centenas de peças. Além disso, não será mais preciso trocar óleo, velas e filtros, trazendo mais economia.

moto do ifood em vermelho

Modelo promete preço de manutenção mais acessível e dispensa serviços como troca de óleo. Mas não esqueca de ver os freios, pneus, suspensão e fluídos

Exceto o motor, ela requer os mesmos cuidados de uma moto a combustão, nas suspensões, freios, pneus e outros componentes. Por isso, as manutenções de rotina ainda poderão ser agendadas na concessionária da marca em São Paulo, com valor de R$ 100 (em oficinas autorizadas pela marca o valor é de R$ 170). Revisões não são obrigatórias, mas a Voltz sugere um check-up de pneus, pastilhas, lonas e fluidos a cada 5 mil km.

Veja também:

Quem pode comprar a moto do iFood

A Voltz EVS Work do iFood entrou em pré-venda com um lote promocional de 1 mil unidades. Como cada centavo parece ser importante nessa moto elétrica, o valor divulgado é de R$ 9.999,90 (ou quase R$ 10 mil) frente ao preço padrão do modelo de R$ 11.990.90.

Ao fim das unidades de pré-venda o valor deve ser reajustado. O iFood e o banco BV oferecem uma linha de financiamento para viabilizar a aquisição das motos elétricas. Com isso, o BV oferece um subsídio de R$ 2 mil para as 300 primeiras motos que forem financiadas – mediante aprovação de crédito e do usuário.

moto do ifood custa cerca de 10 mil reais

Mil unidades chegam com preço promocional de pré-venda

Para adquirir a moto do iFood um dos requisitos é estar ativo no app de entregas há pelo menos 3 meses. Além disso, é preciso ter realizado no mínimo de 1.767 rotas e ter recebido acima de 92.64 % de likes pelos clientes.

Uma vez preenchidos estes requisitos, vai poder usufruir de uma nova iniciativa elétrica que promete mais economia. Além disso, ela tem IPVA reduzido São Paulo.

Voltz EVS Work ifood  

100 até 180 quilômetros com duas baterias
Até 85 km/h – restringido para maior autonomia
Garantia de 2 anos
Valor pré-venda Voltz/iFood – R$ 9.999,90

Valores de planos para assinatura das baterias

Até 2.000 km/mês: R$ 129
Até 4.000 km/mês: R$ 219
Km ilimitados: R$ 319

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]