Quem está procurando uma moto acessível, econômica e resistente, certamente já pensou na CG 160. E quando focamos no custo benefício, será que vale a pena levar para casa a Start 2024? Conheça as vantagens e desvantagens do modelo de entrada da linha.

 

CG 160 Start 2024

A família CG é um sucesso estrondoso no Brasil. Atualmente, ela é composta de quatro versões que, somadas, lideram o ranking das motos mais vendidas com uma margem absurda. Só em 2024 já foram mais de 224 mil emplacamentos. Ou seja, a cada quatro motos vendidas no país, uma é CG 160. E a Start é a mais acessível delas.

start 2024, a mais barata das cg 160
A Start é a versão mais barata da CG 160. Uma moto pensada para economia, simplicidade e robustez

Em 2024, a street acompanhou as atualizações das irmãs. Isso significa que, até aqui, não teve mudanças significativas no visual, itens de série ou ficha técnica. Também, ainda não foi renovada como modelo 2025. Assim, a Start 2024 aposta na receita já conhecida por todos.

 

Diferenciais da Start 160

A Start 2024 é a versão mais simples da CG 160. É voltada a motociclistas que priorizam a robustez e simplicidade ao invés de design elaborado ou itens de série. Ou seja, é uma moto pensada para ser funcional, não para tirar onda ou a quem busca uma ‘moto completa’. Por isso, tem o pacote mais modesto entre as irmãs.

start 2024 vermelha
CG Start está disponível em três opções de cores. Tem o acabamento mais simples das irmãs e alguns componentes não acompanham as cores do tanque

Portanto, a Start é a única que possui rodas raiadas, que também calçam pneus mais estreitos – e obrigatoriamente com câmara. Além disso, seu painel tem menos informações à mostra e o motor é movido apenas a gasolina – enquanto as outras CG’s são flex. Falando em combustível, a Start tem o menor tanque da família.

No visual, a CG Start não possui carenagens. Já a carroceria costuma ser pintada em dois tons, uma vez que a cor predominante cobre apenas o tanque e itens como rabeta, laterais, carenagem do farol e para-lama dianteiro são sempre pretos. Para completar, é a única CG 160 a não oferecer freio a disco, contando com tambor inclusive na roda dianteira.

 

Outras versões da CG 160

Além da Start 2024, a família CG ainda possui outras três versões. Todas compartilham a mesma base e uma infinidade de componentes, como chassi e suspensões. Porém, a diferenças no visual e em alguns itens de série.

 

A topo de linha é a Titan 160. Possui visual mais refinado, com carenagens exclusivas e um pouco mais volumosas, bem como painel com fundo escurecido (blackout). Além disso, as alças do garupa são em alumínio. Para fechar, o pneu traseiro é mais largo, medindo 100/80.

Considerada a com melhor custo benefício, a Fan 160 é a versão intermediária. Custa menos que a irmã, mas tem visual similar ao da Titan, com direito a carenagens no tanque, rodas de liga, pinturas perolizadas e bom nível de acabamento. Ainda, há painel com contagiros, motor flex (de 15,1 cv no etanol) e freio a disco na dianteira – assim como a versão mais cara.

painel da start 2024
Painel da Start é o mais simplório da família CG. Informa, basicamente, a velocidade, odômetro e nível de combustível

Por fim, há a Cargo. É a CG 160 pensada para o trabalho. Na prática, é uma Fan 160 modificada, que recebeu um grande bagageiro com capacidade para 20 kg e cavalete central. Está à venda sempre na cor preta, independente do ano ou geração.

 

Ficha técnica da Start 2024

Quem está pensando em comprar uma Start 2024 precisa conhecer suas principais características. Então saiba que ela é movida por um motor OHC, de 1 cilindro e 162,7 cc. Movido apenas por gasolina, entrega 14,9 cv de potência e 1,4 kgf.m de torque – um pouco abaixo das outras CG’s, que chegam aos 15,2 cv quando abastecidas com etanol.

cg 160 start 2024 é uma moto simples
Voltada ao baixo custo, a Start 2024 é a única CG que não oferece freios a disco, rodas de liga ou motor flex

O câmbio é de 5 velocidades e há injeção eletrônica. Além disso, a moto barata da Honda possui chassi tipo Diamond (quando o motor faz parte da estrutura), suspensão traseira com dois amortecedores e freios a tambor nas duas rodas, que contam com sistema combinado CBS. As rodas raiadas calçam pneus 80/100-18 e 90/90-18. Com tanque de 14,6 litros, pesa 115 kg a seco.

 

Realidade de quem compra a Start 2024

Consumo e top speed

Como falamos, a Start 2024 é uma moto simples, voltada ao corre. Frequentemente, é usada por entregadores. Por isso, tem compromisso com a simplicidade e robustez. Também, com a economia.

start 2024 é uma moto econômica
A Start 2024 é uma moto econômica, que costuma fazer mais de 35 km por litro

Assim, a Start 160 faz cerca de 35 km por litro, podendo chegar próximo dos 40 km por litro em tocada econômica. Já a velocidade máxima fica na casa dos 120 km/h, com a moto original, sem qualquer ajuste.

 

A Start 2024 tem manutenção barata?

Certamente, a facilidade de encontrar peças de reposição e assistência técnica é um dos principais motivos para comprar uma CG Start. Afinal, como dissemos anteriormente, a CG é a moto mais vendida do Brasil, gerando uma enorme oferta de serviços, peças e acessórios à disposição. Aqui, você pode ver os preços das revisões básicas nas concessionárias.

Mesmo os itens originais, adquiridos em concessionárias, costumam ter custo abaixo de modelos similares de outras marcas ou da própria Honda. Além disso, o mercado paralelo é um verdadeiro oceano, com peças de variados níveis de qualidade e preços. Porém, sempre exija nota fiscal e fuja de componentes que possam ser frutos de motos roubadas ou furtadas. Pense que o próximo ‘sortudo’ que fará o ‘compartilhamento involuntário’ de peças, pode ser você.

 

A CG Start 2024 é uma boa moto?

Pontos positivos da Start 160

A Start é uma moto simples, pensada para acompanhar o corre de todo o dia. Assim, tem como principais vantagens a robustez e economia, bem como a facilidade para encontrar peças e mão de obra especializada. Além disso, se destaca pelo preço reduzido, uma vez que é a mais barata da família CG 160.

honda cg 160 2020 1

 

Pontos negativos da Start

Desta forma, os contras da Start estão relacionados justamente à sua proposta de simplicidade. Como é uma moto pensada para ser simples e barata, acaba deixando de lado quesitos como segurança e conforto. Não é, certamente, uma moto completa.

Por isso, não espere a segurança dos freios a disco, quem dirá do sistema ABS. Também saiba que o painel é básico, sem informar sequer sobre a rotação do motor ou marcha engatada. Além disso, é a única CG que não tem motor flex e possui tanque cerca de 2 litros menor que as irmãs. Além disso, claro, tem o visual mais simples da família.

 

Compra da Start 2024: preço, cores e garantia

Vale a pena comprar a CG Start 160?

Agora que você já sabe as características, vantagens, prós e contras da Start 2024, pode responder se ela é uma boa opção para atender as suas próprias necessidades. Geralmente, é escolhida por pessoas que buscam uma moto ‘sem frescura’ para o cotidiano, especialmente para o uso severo no delivery, que valorizam suas qualidades e não se importam com suas limitações.

honda cg 160 2020 2
Start ao lado das irmãs Titan e e Fan 160

Veja também:

 

Quanto custa a Start 2024

A CG Start possui três opções de cores: prata metálico (Force Silver Metallic), vermelha (Maceio Red), e preta (Black). Além disso, oferece 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e óleo grátis em 7 revisões.

preço da start 2024 160
Nas lojas Honda, a Start 2024 custa pouco menos de 17 mil reais. É mais acessível das CG 160

Atualmente, a Start 2024 custa R$ 14.650 segundo o preço sugerido da Honda. Porém, o valor não inclui despesas como frete e seguro. Assim, nas lojas, costuma ser encontrada por aproximadamente R$ 16.914, segundo a tabela Fipe.

Para comparação, a Fan 160 tem preço sugerido R$ 16.070, mas geralmente é negociada por R$ 18.435. No caso da Cargo, o preço sugerido é R$ 15.970, enquanto nas lojas custa R$ 18.299. Já a topo de linha Titan, tem PPS de R$ 17.440 e preço de mercado estimado em R$ 19.973.

Vinheta Instagram 8

Postado por
@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio