No segmento das scooters premium no Brasil, duas opções se destacam para quem busca praticidade sem abrir mão de desempenho e tecnologia: a Zontes 350E e a Yamaha XMax 250. Ambas disputam o mesmo público, mas atualmente a XMax lidera com folga em vendas, graças à forte presença da Yamaha no país e à boa reputação da linha.

No entanto, a Zontes 350E, mesmo sendo menos conhecida, oferece um pacote tão robusto (em alguns pontos até superior) que pode fazer muita gente reconsiderar a escolha. Vendida por R$ 38.072, segundo a Tabela Fipe, a scooter chinesa tem é uma opção pra quem quer fugir do óbvio e adquirir um produto premium. Confira abaixo três vantagens claras da Zontes 350E sobre a XMax 250.
Motorização
Enquanto a Yamaha XMax conta com um motor monocilíndrico de 250 cc, que entrega 22,8 cv de potência e 2,5 kgfm de torque, a Zontes 350E vem com um conjunto mais encorpado: motor monocilíndrico de 349 cc, 36,2 cv de potência e 3,8 kgfm de torque. Na prática, isso significa acelerações mais rápidas, retomadas mais fortes e maior segurança em trechos de estrada — tudo com a suavidade típica das scooters.
Tecnologia
A 350E se destaca por oferecer um pacote eletrônico digno de motos maiores. Ela vem equipada com controle de tração, algo ainda ausente na XMax, além de dois modos de pilotagem (Eco e Sport), que ajudam a adaptar o desempenho ao estilo de condução ou à situação do trânsito. Outro diferencial de peso é o parabrisa com ajuste elétrico, que melhora o conforto aerodinâmico com o toque de um botão.
Menos visada
Apesar da crescente presença da Zontes no mercado nacional, a marca ainda tem uma frota pequena no Brasil, o que representa uma vantagem em termos de segurança. A XMax, por ser mais conhecida e comum nas ruas, acaba sendo mais visada por criminosos e tem índices de roubo mais elevados. Para quem circula em grandes centros urbanos, esse pode ser um fator determinante na hora da compra — inclusive impactando no preço do seguro.