Publicidade

A BMW já prepara três novos modelos da linha GS para um futuro não muito distante. Há algum tempo surgiram fotos de uma nova moto sendo testada nas instalações off-road da marca alemã. No entanto, agora a suspeita ganhou força, após um vazamento no próprio site de manutenções da BMW.

BMW GS 1300 e até 1400

Os rumores de que a família aventureira da marca vai aumentar surgiram após o site da BMW – no exterior – permitir reservar serviços de manutenções para as R 1300GS, R 1400GS e M 1300GS. Curioso não?

Bem, a fabricante corrigiu a situação logo após o equívoco ser apontado. Erro de digitação? Parece que não. Então vamos começar falando da M 1300 GS.

rumor: novas bmw gs 1300 e 1400

Houve um equívoco… Vazou!

Publicidade

Esta pode ser a nova moto mais fácil de desvendar. Com o sucesso dos carros da linha M da BMW, uma M GS pode vir a ser o próximo passo lógico. Com isso em mente, espere muita fibra de carbono na receita, escapamento especial e mais alguns outros truques.

É possível ainda que a marca alemã dê o seu máximo e enfrente as várias motos adventure de desempenho, ao estilo de subida de montanha “Pikes Peak”. O conjunto poderia ganhar roda dianteira de aro 17 e trocar o modo de pilotagem Enduro por um modo Pista. Falando nisso, a Ducati já tem a Multistrada V4 Pikes Peak, então a deixa esta dada…

 

R 1250GS foi lançada no Brasil em 2019

Publicidade

R 1300GS – A trail ainda mais big

Com a BMW R 1250 GS ainda em linha, o próximo passo lógico parece ser a R 1300GS. Dada essa evolução, um novo motor pode estar chegando. O propulsor atual é refrigerado a água, no entanto, o layout permite que os cilindros ainda sejam resfriados a ar. Assim, as chances são de que a nova R 1300GS vai mudar para um motor completamente refrigerado a líquido.

nova bmw gs 1300

R 1300GS, a trail vai ficar ainda mais big!

As vantagens de envolver o cilindro em uma camisa de água, são o controle mais preciso sobre o ambiente de combustão. Possibilitando emissões ainda mais reduzidas, além de oferecer melhor isolamento acústico. Duas coisas que ajudarão a atender o controle mais rígido Europeu do Euro5B, que já é esperado. Provavelmente haverá também um ganho – modesto – de potência.

Veja também:

Publicidade

R 1400GS – A nova Adventure

A sugestão que pode explicar uma nova R 1400GS no catálogo da BMW é que a moto venha a substituir a GS Adventure. Atualmente, esse modelo é o topo de linha da família GS, voltado para um segmento tourer, para condutores que desejam pegar a estrada em longas viagens.

bmw gs 1250

R 1400GS seria a substituta da atual R 1250GS Adventure (foto)

Com isso em mente, a R 1400GS pode vir a ser uma nova tourer adventure mais potente. Uma moto com pacote de alta tecnologia e com tanque de maior capacidade. Enquanto isso, a R 1300GS continuará sendo o modelo destinado mais para o fora da estrada. Uma disposição de produtos não muito diferente da Honda, por exemplo, que atualmente tem a Africa Twin e a Africa Twin Adventure Sports.

Por hora, a BMW não comentou sobre o vazamento no site, ou mesmo sobre futuros modelos. Mas não fique surpreso se uma nova máquina for revelada no exterior ainda este ano. Estamos ansiosos.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]