A hoje clássica moto Vespa é uma scooter italiana, considerada por muitos um ícone de design e mobilidade urbana

A hoje clássica moto Vespa é uma scooter italiana, considerada por muitos um ícone de design e mobilidade urbana. O modelo foi criado em 1946 pela empresa Piaggio, sendo considerada a primeira scooter do mundo! Veja 5 curiosidades sobre a clássica Vespa:

1 – Modelo Vespa nasceu como “Pato Donald”

A história da Vespa inicia na Itália, em 1944, com os engenheiros Enrico Piaggio, Renzo Spolti e Vittorio Casini. O grupo projetou o protótipo MP5, que foi apelidado de Paperino, “Pato Donald” em italiano.

Porém, descontente com o resultado, Piaggio recorreu ao engenheiro aeronáutico Corradino D’Ascanio – também responsável pela Lambretta – para fazer ajustes. Do encontro nasceu a MP6, apelidada de Vespa.

Vespa
Rapidamente o modelo criado na Itália se tonou sucesso mundial, chegando também ao Brasil – Foto: Arquivo/Motonline

2 – Nome veio do inseto? Provavelmente! 

A versão mais aceita para a origem do nome da moto “Vespa” é justamente o que você pensou. O modelo se parece com o inseto, seja pelo formato ou mesmo pelo barulho do motor de dois tempos. Segundo rumores, quando Enrico Piaggio viu o projeto de D’Ascanio pela primeira vez teria exclamado: “Sembra una Vespa!” (Parece uma vespa!).

3 – Modelo “RALLY”

Em 1968, após o sucesso do modelo Super Sport 180, a Piaggio desenvolveu uma nova alta especificação de 180cc para a scooter. A novidade tinha um motor e chassis completamente novos, bem como mudanças cosméticas no guidão e banco.

Rally 180
Modelo Rally 180 foi um dos antigos sucesso da marca – Foto: Divulgação/Piaggio

Chamada de Vespa Rally 180, o lançamento foi uma das versões mais bem sucedidas. Mais do que isso, foi produzida mundialmente de 1968 a 1973, com um total de mais de 26.000 unidades construídas.

4 – Vespa no mundo da moda

A relação da Vespa com o mundo da moda, em termos de personalização de veículos e “collabs”, foi particularmente proeminente na década de 2000 e se desenvolveu ainda mais nos últimos anos.

vespa 946 emporio armani
Vespa 946 Emporio Armani foi uma das várias colaborações da marca – Foto: Divulgação/Piaggio

A marca já teve parcerias com nomes como Agent Provocateur, Vivienne Westwood, Donna Karan, Givenchy e Dolce & Gabbana. Além disso, a Vespa lançou também colaborações com a Vogue, Emporio Armani e Christian Dior.

Veja também:

5 – Vespa no Brasil

As motos Vespa foram comercializadas no Brasil entre os anos 1950 e 1990. Porém, os modelos foram desaparecendo das ruas com o passar dos anos e chegada da década de 2000.

Vespa Capa
Em 2016, representante da marca relançou, brevemente, modelos no Brasil – Foto: Arquivo/Motonline

Enfim, o mais recente retorno oficial aconteceu em outubro de 2016. Na época, foram comercializadas as Club 125, Club ZX 125, Notte 125 e Classic VXL 150 – todas advindas do modelo Primavera disponível na Itália.

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio