Famosa pelas motos, instrumentos musicais, motores náuticos e muitos outros produtos, a Yamaha está investindo num projeto de quatro rodas. A japonesa fará um novo carro esportivo, numa parceria com uma lendária marca inglesa, famosa no universo das competições. Confira mais detalhes dessa novidade.
Yamaha fará carro esportivo
A Yamaha e a Caterham anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de um novo cupê elétrico, o Project V. Em resumo, a renomada marca japonesa será responsável pelo fornecimento do motor para o carro esportivo britânico.
O andamento do projeto surge um ano depois do conceito de design ter sido revelado no Goodwood Festival of Speed. Além disso, mais tarde o protótipo foi exibido no Salão do Automóvel de Tóquio.
Agora, ambas as empresas estão mudando para a próxima fase, trazendo o carro esportivo para o mercado e a produção comercial. Até o momento, o modelo está sendo desenvolvido pela TOKYO R&D, uma casa de engenharia especializada. Por fim, o novo Caterham / Yamaha esportivo deve ser concluído em meados de 2025.
Veja também:
- Yamaha já fez carro com motor de R1, mas não vendeu
- Yamaha MT-09 ganha novo motor e visual
- Veja o primeiro teste da MT 09, em 2014
Como será o carro?
A princípio, para a colaboração a Yamaha construirá o motor, uma usina elétrica de 200 kW – cerca de 272 cv – que será montado no eixo traseiro. Além disso, o conjunto será movido por um pacote de baterias de íons de lítio USE de 55 kWh, com gerenciamento térmico avançado.
Em resumo, a empresa promete a capacidade de recarregar de 20% a 80% em apenas 15 minutos, usando um carregador rápido de 150 kW. De restante, o “Projeto V” terá no visual uma silhueta estilizada e um layout de 2-1 de assentos.
Além disso, recheado de tecnologia, os pilotos poderão escolher entre os modos de condução Normal, Sport e Sprint. A Caterham também declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h. Já o alcance máximo será de 400 km.
Quanto custa o novo carro esportivo da Yamaha
O lançamento irá acontecer apenas em 2025, mas a Caterham já está aceitando reservas do novo carro esportivo elétrico. Até aqui, o preço anunciado está à altura de um projeto que une uma das mais badaladas empresas de esportivos: 80 mil libras, cerca de R$ 575 mil em conversão direta.