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A Yamaha pode levar uma tecnologia da MotoGP para suas motos de rua. Isso mesmo, a fabricante japonesa pretende aplicar recursos desenvolvidos na maior categoria do motociclismo do planeta. Confira mais detalhes sobre a ideia, que pode chegar em breve ao mercado.

Yamaha quer tecnologia da MotoGP nas ruas

Na categoria mรกxima do motociclismo mundial, a MotoGP, a guerra aerodinรขmica tem crescido nas รบltimas temporadas. Essa busca tem sido motivada com o objetivo de buscar melhores performances, em um regulamento onde nem sempre รฉ possรญvel exigir mais dos motores.

Nesse sentido, as motocicletas de corrida da MotoGP tรชm ganhado um visual semelhante a carros de corrida. Tanto que partes, como a dianteira dos modelos, sรฃo hoje lugares com trabalhos aerodinรขmicos autรชnticos. Sรฃo novidades que mudaram completamente as motos, tanto no visual como no desempenho.

Yamaha quer tecnologia da MotoGP nas ruas

Yamaha pode levar novidades vistas na aerodinรขmica das mรกquinas da MotoGP para modelos de rua

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Atualmente os modelos tรชm asas, defletores, apรชndices nas carenagens e atรฉ mesmo nos para-lamas. No entanto, essas inovaรงรตes nรฃo devem parar nas pistas! Isso porque a Yamaha jรก patenteou alguns elementos que pretende levar para as ruas.

Um registro recente, realizado pela marca, revela um curioso sistemaย que procura direcionar o ar sujo gerado pela roda dianteira e canalizรก-lo para fora. Essa novidade pode gerar uma zona de baixa pressรฃo, que nรฃo sรณ aumenta a carga aerodinรขmica, mas tambรฉm faria com que o ar quente dos radiadores fosse extraรญdo.

Yamaha quer tecnologia da MotoGP nas ruas

Uma vez que a MotoGP nรฃo necessita de patentes para adoรงรฃo de novidades nas pistas, registro da Yamaha indica que marca pretende um uso comercial

Alรฉm disso, graรงas a essa inovaรงรฃo, o conjunto poderia ter radiadores menores e, assim, tornar a moto mais compacta e leve. Agora resta saber quando e em que superesportiva a Yamaha poderia aplicar essa soluรงรฃo.

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Veja tambรฉm:

Modelo pode ser elรฉtricoย ย 

Vale lembrar que a Yamaha R1 movida a gasolina, principal esportiva da marca no mercado, estรก com os dias contados na Europa. Tudo isso em funรงรฃo das novas normas de emissรตes, que limitam o restrito apenas ร s vendas para versรตes exclusivas de pista.

Yamaha-R1-Jonathan-Rea-Replica_Winter-Test

Atualmente, devido as novas normas de emissรตes na Europa, R1 estรก deixando o mercado como um modelo de rua

Porรฉm, a Yamaha jรก trabalha em uma soluรงรฃo, mas a YZF R1 pode se tornar uma moto elรฉtrica no futuro. Bem, ao menos uma versรฃo alternativa a gasolina estรก sendo desenvolvida pela marca e jรก teve projetos patenteados. Desta forma, poderemos ver no futuro novidades aerodinรขmicas da MotoGP nas ruas, mas em modelos superesportivos elรฉtricos.

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Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]