Aos aventureiros sobre duas rodas de plantão, aí vai uma pergunta: quanto tempo leva para dar a volta ao mundo de moto? A resposta parece um mistério, uma vez que pouca gente no Brasil já encarou esse desafio. No entanto, podemos afirmar que pode não haver uma conclusão definitiva. Saiba o por que e quais foram as principais jornadas no globo terrestre até agora.

Quantos km é uma volta ao mundo?

Para o Guinness World Records (o livro dos recordes) para ser considerada uma volta ao mundo, a viagem precisa ter percorrido um mínimo de 40.075 km. Simplesmente o equivalente ao diâmetro da Linha do Equador.

Mais importante, a volta ao mundo precisa começar e terminar no mesmo lugar. Então vemos que tudo vai depender do objetivo, trajeto e recursos do aventureiro.

David Springbett
Springbett fez escalas rápidas e embarcou em um Concorde para fazer uma marca impressionante até os dias de hoje

David Springbett foi quem circundou o globo de forma mais rápida. Em 1980, ele estabeleceu um recorde de circunavegação, cobrindo distâncias como passageiro em voos regulares. Ele ainda levou um desconto nos ares, isso porque a Federação Aeronáutica Internacional considera uma volta ao mundo a distância mínima de 36.770 km, o diâmetro total do trópico de Câncer.

Ele acabou fazendo 37.122 km em uma viagem com total 44 horas e seis minutos. O britânico se valeu também da vantagem de fazer um trecho – Londres/Singapura via Beirute – em um avião supersônico, o Concorde. Ah, assim fica fácil!

Volta ao mundo de moto

Então, quanto tempo levaria uma volta ao mundo de moto? Por terra as coisas são bem diferentes, a começar porque os continentes são separados por oceanos. Falando nisso, o recorde de barco é do francês François Gabart, que em 2017 cruzou nosso planeta em 42 dias.

Marcelo Leite e Bete Rodrigues volta ao mundo
Brasileiros Bete Rodrigues e Marcelo Leite deram a volta ao mundo de moto em 650 dias

Sobre duas rodas os viajantes tendem então a demorar mais tempo. Esso também porque os motociclistas geralmente querem conhecer novos lugares e percorrer caminhos alternativos. De moto, o mais jovem a circundar o globo foi Kane Avellano, que aos 23 anos fez uma jornada com uma Triumph Bonneville. Tudo iniciou no dia 31 de maio de 2016 e terminou no dia 19 de janeiro de 2017.

Kane Avellano moto volta ao mundo
Avellano até o momento é o mais jovem homem a completar uma volta ao mundo de moto

Demorou, não é? Mas esse título pode estar com os dias contados. O também britânico Jack Groves saiu de casa com 21 anos para rodar o mundo em 11 de julho de 2019, pilotando uma Royal Enfield Himalayan. No entanto, ele não teve tanta sorte pelo cominho. Quedas e a pandemia de Covid fizeram o tempo de roteiro dele se estender, ficando 255 dias somente empacado na América do Sul.

Jack Groves 2
Groves ficou nada menos que 244 dias isolado em função da pandemia, mas concluiu sua viagem

Parece a viagem mais lenta de volta ao mundo, mas não é. O canadense Jean Beliveau levou 11 anos passando por 64 países, cinco continentes e, claro, o Brasil em 2003. No entanto, ele foi além da conta e andou – literalmente – a pé 75 mil quilômetros!

Jean Beliveau world record
Beliveau viajou a pé. Rodas? Que nada, só no carrinho com sua bagagem!

Veja também:

Façanhas sobre duas rodas

De moto, o argentino Emilio Scotto completou a viagem mais longa em uma motocicleta. A bordo de uma Honda Gold Wing GL1100 ele rodou mais de 735.000 km e 214 países e territórios, de 17 de janeiro de 1985 a 2 de abril de 1995. No entanto, o feito não é classificado como uma viagem, porque o motociclista não retornou ao local de partida, mas seguiu em frente.

Emilio Scotto
Scotto, pense duas vezes antes de contar sobre como foi longa sua viagem para o argentino…

Enquanto isso, a eslovena Benka Pulko percorreu 180.016 km com uma BMW F650, na jornada solo feminina mais longa de motocicleta. Ela passou por 69 países e sete continentes, saindo de casa em 1997 e terminou no mesmo local, 2 mil dias depois, em 2002.

Benka Pulko moto volta ao mundo
Benka Pulko foi a mulher que mais rodou sobre duas rodas

Outro exemplo é o casal brasileiro Marcelo Leite e Bete Rodrigues. Eles deram uma volta ao mundo a bordo de uma BMW R 1200 GS, partindo do país em 2011 e chegando em casa 650 dias depois. Histórias e inspirações não faltam, pode ser agora a sua vez!

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio