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E ai tio Tite blz, se tem alguma receita pra encapetar o motor da DT180? E queria saber tb a diferen‡a entre vela fria e vela quente. Por que a escolha da vela errada pode fundir o motor; as varia‡äes dos tipos de eletrodos e o que diz aqueles c¢digo das velas.
Hertz – SÆo Jos‚ do Rio Preto SP
C***, que pergunta dif¡cil! Primeiro, eu nÆo dou receita de veneno pra nenhum motor porque vc vai detonar essa coisa e p“r a culpa em mim. A gama t‚rmica de uma vela (quente ou fria) diz respeito … capacidade de dissipa‡Æo de calor. Uma vela quente dissipa menos o calor, enquanto a vela fria tem grande capacidade de dissipa‡Æo de calor. No momento da detona‡Æo a vela pode chegar a 2.500øC e esse calor precisa ser dissipado de forma r pida e eficiente. Uma vela fria faz o trabalho r pido, enquanto a quente demora mais para arrefecer. Uma vela quente mant‚m a cƒmara aquecida al‚m do necess rio e isso pode gerar superaquecimento e provocar dois problemas: o furo do pistÆo por fusÆo de material, ou a auto-detona‡Æo ou pr‚-igni‡Æo (batida de pino). Uma vela fria que demora mais pra dissipar o calor pode deixar de processar toda a queima e deixar res¡duos de mistura na cƒmara de combustÆo. Isso pode “encharcar” a vela por excesso de carbono e ¢leo, aumentar a carboniza‡Æo e tamb‚m o consumo. A vela certa da moto mant‚m a temperatura da queima entre 800øC e 400øC. Aqueles c¢digos sÆo apenas a forma que cada fabricante identifica seus produtos.  o “nome” da vela. Karaka, como estou paciente hoje e nem almocei ainda!

Strada
Queria saber como posso deixar minha strada 99 mais econ“mica sem perder a potencia?isso e poss¡vel? e para tornar mais potente?
rafael – londrina pr
As duas coisas num d ! Ou vc ter  um motor mais potente ou mais econ“mico. Para melhorar o consumo mantenha sempre os filtros limpos, fa‡a regulagem constante do carburador, mantenha os pneus novos e calibrados e evite “esticar” as marchas. Agora, pra ganhar potˆncia vc ter  de procurar um mecƒnico especializado porque aki n¢s nÆo damos este tipo de informa‡Æo.

Novato
Sou novato no lance do motociclismo e estou comprando uma NXR 150 Broz, por‚m nÆo tinha me atentado ao fato da mesma nÆo possuir marcador de combust¡vel. Terei que controlar o combust¡vel de acordo com a quilometragem?
Murilo – Mar¡lia-SP
Caramba, Murilo, vc ‚ bem novato mesmo! As motos tˆm uma “torneira” que avisa que a capacidade do tanque chegou na reserva. EntÆo vc muda a torneira de posi‡Æo e sabe que tem mais uns litros de gasolina antes de ficar a p‚. Isso e muitas outras informa‡äes vocˆ ter  no Manual do Propriet rio, que espero sinceramente que leia com todo cuidado. Bela escolha e bem-vindo ao mundo dos motonliners.

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Comet do surdo
SOBRE A COMET 250,  O SEGUINTE: GOSTEI MUITO DO VISUAL DA MOTOCICLETA, FOI PAIXÇO MESMO! LOGO QUE PUDE, COMPREI UMA AQUI EM VITàRIA – ES (PHASE 2),MAS O DESEMPENHO DA MOTOCICLETA NÇO ME AGRADOU. RESULTADO: COMPREI UM ESCAPE SOB ENCOMENDA, MANDEI PREPARAR A CARBURA€ÇO, ENTRADA DE AR E PONTO DE IGNI€ÇO, ALM DE COLOCAR UM PINHÇO UM DENTE MENOR. A MOTO FICOU 1000! SHOW DE BOLA! COM MAIOR ECONOMIA E MELHOR DESEMPENHO GERAL. E O BARULHO DO V2.
Herculano – Vit¢ria(ES)
Rapaz, leve seu teclado ao conserto porque a tecla Caps Lock est  travada!

Pneu
Tio Tite sempre que leio a se‡Æo de cartas me deparo com “aquela eterna” duvida dos internautas a respeito do pneu mais largo.Apesar dos contras muitos päe pneu mais largo para melhorar o visual e em parte tem razÆo.Veja a CB500, uma moto de porte com aquele pneu fininho 130.Mas acho que o que todos querem saber ‚ o seguinte:estarei colocando minha vida em jogo aumentando a largura do pneu?
Otac¡lio – Sorocaba SP
Sabe, Oc, por que todo mundo faz a mesma pergunta? Porque ningu‚m tem saco e capacidade de procurar a resposta nos artigos que j  escrevi em v rias noites acordado. Sim, vc corre risco de vida, sobretudo se eu te encontrar pela frente. A menos que vc tenha uma picanha no ponto para me acalmar. Eu corri de Yamaha RD 350LC em Interlagos com um pneu mais fino do que esse. Atualmente os caras correm de CB 500 em todo Brasil com o pneu original, “fininho”, entÆo pra que c**** vc quer um mais largo? Pra gastar mais dinheiro e gasolina? Se for pra deixar a moto mais “bonitinha” (coisa de baitola) entÆo coloca logo um pneu 220 como fazem os donos de custom! Vai ficar lindja.

Filtro
sou possuidor de uma CG 2006, gostaria de tirar uma d£vida como eu fa‡o para deix -la com aquele ronco “xoxo” ? sabe? ‚ s¢ tirar o filtro de ar ? tem algum problema em retir -lo?
Gustavo – Bauru/SP
Sim, basta retirar o filtro de ar, mas vai fazendo uma poupan‡a porque seu motor vai arrebentar em pouco tempo, al‚m de gastar mais gasolina.

Velocidade
Gostaria de viajar com minha Falcon 400 – Qual a melhor velocidade constante a ser aplicada, sendo que para andar a 120 Km o RPM vai a 6,5 , no qual eu acho um pouco alto para andar constante, nÆo ‚ ?
Rog‚rio – Jacarepagua – RJ
Roger, leia um texto “na velocidade da razÆo” que vc vai entender como se determina a velocidade ideal de viajar. Use a ferramenta Google aqui no Motonline pra encontrar.

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Qual
Kara to pensando em trocar minha titan 150 sport em uma twister, mas vi por a¡ que ela consome muito, e pensei na fazer, mas vi que qnd a gente d  um g s ela se torna tÆo bebarrona qnto a twister! O q vc me sugere entÆo? Continuar na titan, a twister, a fazer ou at‚ mesmo uma bros? ando muito mais na estrada sabe.
Cristiano – Forquilha-CE
Se vc roda mais na estrada entÆo pegue a TW que ‚ mais gostosa de pilotar na estrada.