As vendas de motos no Brasil atingiram um novo marco histórico! Somente nos sete primeiros meses do ano já formou mais de 1 milhão de novas motocicletas licenciadas. Confira como está o mercado nacional.
Vendas de motos no Brasil 2024
De janeiro a julho, foram licenciadas exatas 1.090.088 novas motocicletas. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo – esse volume representa uma alta de 20,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Além disso, até o momento, esse foi o melhor resultado atingido no mercado desde 2008 e representa o segundo melhor desempenho na história do segmento! Somente no mês de julho – que teve 23 dias úteis – a média diária de vendas foi de mais de 6.800 unidades.
Como de costume, as motocicletas de baixa cilindrada foram as mais licenciadas no Brasil, com 79% de participação do mercado. Na sequência, vieram os modelos de média cilindrada (17,6% de participação) e de alta cilindrada (3,5%).
Veja como ficou o ranking por categoria, com a comparação com o mês e ano anteriores:
Veja também:
- Três pontos onde o mercado de motos reflete a desigualdade do Brasil
- Mercado de motos 2023: relembre quais nichos bombaram em ano histórico
Produção de motos recorde em 2024
As fabricantes de motocicletas, instaladas no Polo Industrial de Manaus, também já superaram a marca de 1 milhão de unidades produzidas no acumulado do ano. De janeiro a julho, a produção viu uma alta de quase 15% na comparação com o mesmo período de 2023.
Por outro lado, as principais marcas instaladas em Manaus exportaram pouco mais de 19 mil motocicletas, nos sete primeiros meses do ano. Enfim, esse volume é quase 20% menor ao registrado no mesmo período de 2023.