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Venom Evil, quadriciclo para dois

Os quadriciclos sรฃo hoje extremamente populares na Europa, pouquรญssimo populares na Inglaterra e nada populares nos Estados Unidos, onde veรญculos monoplace simplesmente parecem nรฃo vender.

Venom, em inglรชs, รฉ veneno e evil รฉ mau. A razรฃo da QuadBike Ltd ter dado este nome a seu mais novo veรญculo รฉ clara: a garotada vai vibrar e quem sabe comprar muitos deles. A Quad diz que ele รฉ o mรกximo em quadriciclo, por motivos que vรฃo do estilo americanizado com barras para-choques dianteiras, velocรญmetro, rodas de alumรญnio e duplos canos de escape, ao motor de 250 cmยณ, pneus de 52 polegadas de aro e ao fato de ter dois bancos em vez do banco รบnico dos outros quadriciclos.

Paul Bullock, da QuadBike, diz a que respeito dos pneus utilizados que โ€œAs laterais sรฃo em poliuretano muito resistentes e os pneus podem trabalhar a 0,5 libra de pressรฃo. Dirigido com cuidado, um pneu furado nรฃo se separa do aro e leva vocรช atรฉ um borracheiro.โ€

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O motor รฉ um monocilรญndrico quatro tempos de 249 cmยณ que desenvolve 10,7 kW de potรชncia a 6.500 rpm e 17,5 Nm de torque a 5.000 giros, que leva o quadriciclo a uma mรกxima de 90 a 95 km/h. A embreagem รฉ manual, a caixa รฉ de quatro marchas ร  frente e uma ร  rรฉ, os freios sรฃo a hidrรกulicos a disco, a suspensรฃo รฉ por duplos triรขngulos com amortecedores pneumรกticos na frente e duplos balonetes atrรกs.

O consumo รฉ de cerca de 16 a 18 km/litro, dando uma autonomia de 120 a 140 km. O Venom รฉ registrรกvel em toda a Europa e seus pilotos precisam de licenรงa para dirigir automรณveis.

A QuadBike recebe o quadriciclo bรกsico de uma fรกbrica chinesa aprovada ISO9001:2000. Ao chegar ร  Inglaterra, os veรญculos sรฃo checados por engenheiros treinados na Mitsubishi. Na Inglaterra, seu preรงo รฉ de 3.245 libras esterlinas.

O Venom nรฃo รฉ certificado nos Estados Unidos.

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Josรฉ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veรญculos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. ร‰ editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redaรงรฃo da revista Carga & Transporte.