Publicidade

Nove mulheres em oito motocicletas, rodando até o Deserto do Atacama, no Chile. Curioso pelos detalhes desta história? A viajem inédita vai ser compartilhada no Salão Duas Rodas 2019, que acontece em São Paulo, de 19 a 24 de novembro.

Quer ouvir uma história incrível sobre uma viagem de moto ao Atacama? Vá ao Salão Duas Rodas em 23 de novembro

Quer ouvir uma história incrível sobre uma viagem de moto ao Atacama? Vá ao Salão Duas Rodas em 23 de novembro

Juntas as elas percorrem mais de nove mil quilômetros, passaram pela Cordilheira dos Andes, as sinuosas curvas de Caracoles e atravessaram a região de Santiago em meio a manifestações políticas. Tudo isso sem a assistência de carro de apoio ou de qualquer homem motociclista.

Telma Crummenauer, uma das idealizadoras da Expedição Rosas do Deserto, e demais participantes estarão contando a epopeia em um encontro. O encontro ocorre no sábado, dia 23, às 19h45, na Arena Lifestyle, espaço montado dentro do Salão, no São Paulo Expo.

Publicidade
As Rosas do Deserto celebram seu sucesso em frente A Mão do Deserto, um dos cartões postais do Atacama

As Rosas do Deserto celebram seu sucesso em frente A Mão do Deserto, um dos cartões postais do Atacama

Rosas do Deserto – mulheres viajam de moto ao Atacama

Tudo começou a partir da reunião de mulheres, cansadas de andar na garupa, e ansiosas para superar desafios. A organizadora Telma teve sua primeira moto somente aos 46 anos, mas logo se apaixonou por pilotar, e decidiu celebrar seus 50 anos com uma grande aventura.

Maioria das mulheres não se conheciam presencialmente até embarcarem na viagem. E foram mais de nove mil quilômetros

Maioria das mulheres não se conheciam presencialmente até embarcarem na viagem. E foram mais de nove mil quilômetros

O destino fez a curitibana conhecer Gean Neide, militar de 51 anos, que já havia rodando por 65 países sozinha. A experiente aventureira logo se tornou a futura guia responsável pela longa viagem ao Chile. Com uma ajuda do Skype mais mulheres compartilharam do desejo de participarem de uma odisseia.

Publicidade

Assim formou-se a Expedição Rosas do Deserto, com participantes de diferentes cidades e regiões do Brasil. O ponto de encontro de partida foi Foz do Iguaçu (PR), no dia 1º de outubro, e a celebração de retorno aconteceu em Curitiba, no dia 24 do mesmo mês.

As paisagens do deserto, do oceano e vales com rios cristalinos ficaram gravadas na memória das participantes. E você pode acompanhar como iniciou a iniciativa da jornada aqui: Rosas do Deserto: dez mulheres viajam de moto ao Atacama.

Conhecendo o continente e a si mesma

Por onde passaram, as Rosas do Deserto causaram diferentes reações. Foram olhares curiosos, aplausos, desejos de boa viagem e mensagens de motivação. Além disso, muitas das aventureiras ainda não se conheciam presencialmente, até irem para a estrada. Fato que apenas colaborou para um sentimento de união e altruísmo, sem episódios de conflitos. A guia Gean ressaltou o empenho de completarem a viagem juntas, independente do que acontecesse.

Aventura para inspirar

Segundo as Rosas do Deserto, um dos objetivos da expedição foi inspirar vidas, mostrando que mulheres são livres e capazes de realizar seus sonhos – e principalmente de viajar para onde e como quiserem. Telma afirma que por isso a história pode até ir parar em um livro no futuro. Ela se diz a disposição para contar “histórias reais de mulheres reais” e ressalta que a presença feminina no motociclismo está se expandindo a cada dia.

Publicidade

Quem são as Rosas do Deserto

Kátia de Lima Silva – 53 anos, servidora pública aposentada, de Brasília (DF). Pilotou uma Tiger 1200 Explorer
Sulamita Morini – 58 anos, dona de casa, de Florianópolis (SC). Pilotou uma Kawasaki Vulcan 650
Telma Crummenauer – 50 anos, dona de casa, de Curitiba (PR). Pilotou uma Shadow 750cc
Simone Freire – 56 anos, engenheira, de Natal (RN). Pilotou uma Honda NC750
Polyana Iark – 39 anos, médica veterinária, de Curitiba (PR). Pilotou uma Honda NC 700
Gean Neide – 51 anos, militar, de Natal (RN). Irá pilotar uma Honda NC 700X, levando Jussara Neri na garupa
Silvana da Costa Santiago – 53 anos, advogada, de São Paulo. Pilotou uma Kawasaki Vulcan 650S
Luciana Nicoforenko – 37 anos, servidora pública, de Foz do Iguaçu (PR). Pilotou uma Kawasaki Versys 650

rosas-do-deserto-viagem-de-moto-ao-atacama-5

Rosas do Deserto no Salão Duas Rodas
Dia: 23 de novembro, sábado
Horário: 19h45
Local: Arena Lifestyle, São Paulo Expo.

vinheta-instagram_7

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza