Publicidade

A partir desta sexta-feira (15), todos os motoristas que passarem pelas Casas do Usu rio do Sistema Castello-Raposo, receberÆo folhetos informativos que destacam a importƒncia do uso do cinto de seguran‡a, tanto nas rodovias quanto nas cidades, al‚m de orienta‡äes sobre o uso correto do cinto de seguran‡a.

A opera‡Æo contar  com o apoio da Pol¡cia Militar Rodovi ria.

A a‡Æo, que ser  intensificada na Semana Nacional de Trƒnsito (18 a 24 de setembro), se estender  at‚ o dia 30 de setembro. Durante a semana, a distribui‡Æo de folhetos acontece tamb‚m nas oito pra‡as de ped gio do Sistema. O objetivo da concession ria ‚ conscientizar os usu rios sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de seguran‡a, bem como, sua correta utiliza‡Æo.

A ViaOeste realizou em agosto pesquisas em suas pra‡as de ped gio, nas quais foram avaliados itens relacionados ao uso correto de seguran‡a e comportamento de motoristas e passageiros durante a viagem. Os n£meros revelados na £ltima coleta de dados, contemplando um universo de 10 mil ve¡culos, levaram a concession ria a desenvolver esta a‡Æo educativa.

Publicidade

An lise Geral da pesquisa
– 14,17% dos motoristas nÆo utilizavam o cinto de seguran‡a
– 18,53% dos passageiros do banco dianteiro nÆo utilizavam o dispositivo
– 73,99% dos passageiros do banco traseiro nÆo utilizavam o dispositivo

Alerta especial: cuidado com o transporte de crian‡as

Ao fazer uma breve an lise nos dados apurados na pesquisa, os n£meros traduzem negligˆncia no transporte de crian‡as. De todas as informa‡äes coletadas, merece ser destacado que 37,68% das crian‡as estavam sendo transportadas no banco dianteiro e das que estavam no banco de tr s, 52,28% nÆo usavam o cinto; 19,53% estavam no colo de algu‚m e apenas 28,19% estavam devidamente acomodadas em cadeiras apropriadas para o transporte infantil.