Publicidade
O bom garupa é ser mochila, sempre na mesma posição do piloto, principalmente nas curvas

O bom garupa é ser mochila, sempre na mesma posição do piloto, principalmente nas curvas

Dizem que garupa é uma “mala” ou “caixa d’água”. Mas como uma querida aluna me ensinou, garupa é a mochila do piloto, ou seja, aquela que vai junto do piloto. Não necessariamente grudada, mas  que acompanha o corpo do condutor e se bem orientada ela poderá ser  uma excelente co-piloto. Por isso, eu pedi para uma “garupa profissional” escrever este artigo. Mas, antes, observem as fotos:  a moto deitada, piloto posicionado e garupa na mesma posição a do piloto.

O mais importante para o garupa é se comportar da mesma maneira do piloto. Nunca pilotar por ele. As vezes o garupa se projeta antes de uma curva: piloto de um lado garupa de outro… Por isso, em uma curva, garupa e piloto devem ser um só corpo. Se o condutor deita a moto mas seu corpo continua reto, o passageiro da moto deve se sentir como uma extensão do corpo do piloto. Fique então com o corpo reto também. Mas não podemos nos esquecer que todo piloto deve orientar o garupa antes de sair com a moto. Avise a ele (ou ela) das manobras, das curvas, dos perigos a frente. Deixe o garupa avisado de suas intenções, afinal a responsabilidade de levar uma vida nas “costas” é muito grande.

Garupa bem orientado é um verdadeiro co-piloto para a segurança na pilotagem

Garupa bem orientado é um verdadeiro co-piloto para a segurança na pilotagem

Publicidade

A garupa Geórgia Zuliani descreve de uma forma divertida o que é ser esta pessoa corajosa, que confia sua própria vida às mãos do piloto, descrevendo as sensações de sempre andar (ou co-pilotar) sentada na garupa. Então, pilotem com ela.

“Vida de Garupa é Complicada!!!

Vocês acham que a vida de uma garupa é fácil? Pois não é. Para quem acha que a vida de uma garupa é como sentar num banco traseiro de um carro, ou até mesmo no conforto de uma Electra Glide (Harley Davidson), curtindo um som, de óculos escuros e de mira na paisagem, esquece. O cotidiano nas diversas motos é bem diferente.

A minha experiência como garupa inclui variados modelos de motos e diferentes tipos de estradas (ruas, avenidas, rodovias, áreas urbanas, com terra/areia, etc.). Nada como uma Rodovia lisinha e sem buracos. Mas, “êpa”, na frente um carro com uma bagagem no teto que é o dobro do tamanho do veículo. O piloto da moto ultrapassa e ao ver que vai esbarrar a cabeça dá uma entortada no pescoço. E você garupa? Não presta atenção por onde está andando e vai ver onde fica a sua cabeça.

Publicidade

Uma garupa aprecia tudo o que o piloto não pode ver, mas a distração poderá ser fatal. O seu corpo terá que ser uma extensão do corpo do piloto, não é mesmo? Ele inclina e você vai junto; vira e você vai junto; de repente freia e você vai junto. Será? Se estiver atento, sim. Mas caso contrário o piloto fica e você vai. Não é só o seu corpo que tem que ser uma extensão do corpo do piloto, mas o seu raciocínio também. Você terá que aprender a prever as atitudes do seu companheiro de estrada e pensar como ele em toda e qualquer situação.

Acha que é fácil? Então vamos lá! Vamos viajar e passar uma semana fora, quem leva a mochila? A garupa é claro!

Vida difícil!

Quer conforto? Esqueça! Agora terá que pensar na segurança. Vão doer às costas, o bumbum, as pernas e quando não aguentar mais, só tem um jeito, peça pra parar. Ah! Na hora da viajem a garupa também serve como um GPS, caso não tenha um será ela quem irá ler o mapa, as referências e o nome das ruas. Vamos registrar essa viajem, afinal é merecida, mas e as fotos quem tira? Adivinharam! A garupa. Radares móveis à frente, sabem quem vê primeiro? Exatamente! Adivinharam novamente. Ou seja, a garupa é um perfeito GPS, a qual indica as ruas, manda virar e ainda apita quando vê um radar (RADAR! RADAR!…).

Publicidade

As aflições são variadas com carros entrando sem pisca, buracos, retrovisores de ônibus e caminhões, linhas de pipas, entre outras. Às vezes penso que jamais morrerei num acidente de moto, pois o ataque cardíaco virá primeiro. Brincadeirinha!!! Com todas essas dificuldades eu acho o máximo ser garupa, afinal pilotar uma moto é muito bom, mas e o resto? O piloto jamais irá visualizar todas as paisagens e acontecimentos como a garupa. Cada momento é uma sensação e oportunidade única.

Ser garupa significa enfrentar dificuldades, dores, cansaço e os limites, e no final ganhar o prazer e a melhor sensação de todas que é a conquista de alguns dos melhores momentos da sua vida.”

Geórgia Zuliani, fotógrafa, criadora do Blog do Amaral e "garupa profissional"

 

Agradecimentos às alunas garupas nessas fotos e à Marina Salgado, a qual criou a frase ” garupa é a mochila do piloto” , onde em minhas palestras ilustra perfeitamente a importância do garupa na pilotagem segura.

Fonte:  Carlos Amaral – Instrutor de pilotagem defensiva, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral & Zuliani Motorcycle Training Fotos : Geórgia Zuliani, em curso de pilotagem defensiva da Carlos Amaral & Zuliani Motorcycle Training.

 

 

Carlos Amaral
Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training