Publicidade

E se uma moto elétrica pudesse gerar um som personalizando, alternando desde o agudo motor 2 tempos até os graves descompassados dos bicilíndricos em V com mais de 1.200 cm³? Essa é a proposta do projeto McFly, da empresa italiana 2electron.

De acordo com a startup, o objetivo é sanar a reclamação comum de que as motos elétricas não emocionam como as movidas às combustão graças ao seu som – de ‘enceradeira’, como costumamos ouvir.

Já pensou acelerar uma moto elétrica com som de motor 2 tempos? A Emula já

Moto elétrica com som de 2 tempos? Você escolhe

Na prática, trata-se de um software que trabalha junto ao hardware da moto elétrica, produzindo sons, ruídos e vibrações semelhantes as das motos ‘tradicionais’. Além disso, o conjunto simula a presença de uma caixa de engrenagens mecânica e, assim, altera a rotação do propulsor elétrico e implica em trocas de marchas.

Publicidade

Talvez a crítica mais comum à MotoE (foto), categoria de elétricas da MotoGP, seja justamente a falta de um som… emocionante, digamos

Para uma emulação mais real, há um sistema de alto-falantes que reproduz o som do escape ao tempo em que também há som sobre o motor, emulando sons do cabeçote, como ruídos de válvulas. Ainda, há dispositivos responsáveis por gerar vibrações na motocicleta, simulando o que acontece nos modelos movidos à combustão interna.

Então, já imaginou uma elétrica com um som de 2 tempos? Que tal o da icônica Honda NSR 500? Vamos mandar a sugestão à 2electron

Então, já imaginou uma elétrica com um som de 2 tempos? Que tal o da icônica Honda NSR 500? Vamos mandar a sugestão à 2electron

Como funciona

Dessa forma, com o objetivo de apresentar o funcionamento do sistema, os responsáveis criaram uma moto conceito chamada de Emula. Nela, usam a tela de TFT de 8 polegadas para selecionar o modo desejado, reproduzindo o som de sua preferência.

Publicidade
Desse modo, você pode escolher 'a moto' que desejar em um tela, que também exibe diversas informações sobre 'o motor'

Desse modo, você pode escolher ‘a moto’ que desejar em um tela, que também exibe diversas informações sobre ‘o motor’

Assim, “o Emula permite que você alterne de um 125 2 tempos dos anos 80 para um moderno 750 4 cilindros com alto desempenho, com uma seleção simples no visor enquanto estiver parado no semáforo”, destaca a marca. Veja a demonstração no vídeo acima.

Disponibilidade ao mercado

A origem do projeto McFly, que pode gerar até o som de motores 2 tempos em uma moto elétrica, está na Zener. Trata-se de uma empresa especializada em serviços de engenharia e componentes para automóveis que originou a 2electron.

A Emula é apenas uma moto conceito criada para mostrar o funcionamento do McFly. Porém, tecnologia pode chegar em breve ao mercado

Publicidade

Desse modo, a companhia não demonstra interesse em fabricar motos elétricas que reproduzam sons mais próximos aos que estamos acostumados. Assim, seu objetivo é vender a tecnologia para outra fabricante e, inclusive, já têm relações com a Bosch. Quem sabe num futuro breve uma V-Twin pare ao seu lado no semáforo e de lá saia uma esportiva de quatro cilindros…

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza