Publicidade

Quer saber qual é o top speed de uma moto elétrica? E se disséssemos que ele pode superar os 400 km/h? Na verdade, por enquanto o recorde é de ‘apenas’ 366,8 km/h, mas este número deve cair em breve. A gente explica.

Veja também:

Este é o novo protótipo da White Motorcycle. Moto elétrica da marca deve atingir 402 km/h de top speed

Moto elétrica quer top speed recorde

A fabricante White Motorcycle está trabalhando em uma motocicleta elétrica com o objetivo de estabelecer um novo recorde de velocidade na categoria. É o protótipo WMC 250EV, apresentado recentemente.

Publicidade

 

A ideia é atingir 402,2 km/h, deixando na poeira o recorde vigente do italiano Max Biaggi sobre uma Vorax Wattmann. Em 2020, o ex-piloto da MotoGP atingiu os já citados 366,8 km/h. Por curiosidade, o recorde das motos à combustão é de 436 km/h, obtido pelo igualmente insano Guy Martin, em 2019.

Protótipo está em fase final de desenvolvimento. Aqui, passa por testes no Circuito de Silverstone, na Inglaterra

Para cravar o novo top speed entre as elétricas, a equipe da White tem uma estratégia clara. É investir em aerodinâmica. Segundo gestores da companhia, a 250EV é repleta de dutos de passagem de ar, reduzindo o arrasto aerodinâmico e fazendo downforce. Assim, mantem à moto colada ao chão à medida em que também a faz ganhar velocidade.

Publicidade

Aerodinâmica aposta em um novo conceito, com um enorme duto de ar central

O tal sistema é chamado de V-Air e conta com um grande duto na área central da moto. Assim, o ar passa ‘no meio’ da moto, ao invés de contorná-la pelas laterais. De acordo com a companhia, garante uma aerodinâmica 70% melhor que a de motos referência no setor atualmente, como a Suzuki Hayabusa.

Aerodinâmica desta elétrica seria 70% melhor que a da Hayabusa, segundo a marca. Além disso, projeto deve inspirar outros produtos da marca, incluindo scooter

Mas e o motor? O motor, não, os motores. Este protótipo de moto elétrica é movido por quatro pequenos motores, com forças entre 20kW e 30kW cada. São dois na roda dianteira e outros dois posicionados na de trás. Ao todo, geram 135 cv (ou 100kW) de potência máxima atualmente, número que deve aumentar à medida em que o projeto é aprimorado.

Publicidade

Moto elétrica possui quatro pequenos motores, quase invisíveis, junto às rodas. Geram 135 cv

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza