Publicidade

A Tenere 700 vem chamando a atenção do mundo desde seu lançamento, em 2019. Afinal, é uma aventureira purista que abre mão dos generosos pacotes eletrônicos, comuns da categoria, por uma experiência de pilotagem simples e emocionante. É apenas um bom motor, ótima ciclística e ponto.

Então por que não participar de uma prova off road com ela? Aliás, por que não inscrevê-la num dos eventos de enduro mais desafiadores do mundo? Foi isto que pensou o espanhol Pol Tarres antes de garantir seu passaporte ao Red Bull Romaniacs a bordo da T7.

tenere 700 - off road

Ainda não sabemos quando a Tenere 700 chegará ao Brasil – e nem se virá. Mas no exterior ela segue causando arrepios

Tenere 700 encara o Red Bull Romaniacs

O resultado desta aventura você confere no vídeo abaixo. Foram vários dias no interior da Romênia, encarando mais de 600 quilômetros de aclives, montanhas, buracos, troncos e obstáculos praticamente intransponíveis. E, claro, com uma Tenere 700 praticamente original, com ajustes pontuais apenas em itens como pneus e suspensões.

Publicidade

Veja também:

 

Pol e Tenere 700, um caso de amor

Pol Tarres é uma autoridade quando o assunto é Tenere 700. O piloto de trial ficou famoso ao produzir um curta metragem onde faz manobras clássicas da categoria a bordo da moto da Yamaha de pouco mais de 180 quilos. Ah, e sobe árvores com ela também.

piloto pol tarres trial

Tarres poderia encarar o Red Bull Romaniacs com uma moto de um cilindro e pouco mais de 100 kg… mas não seria tão divertido

Publicidade

Para encarar o Romaniacs ele se inscreveu na categoria Bronze, primeiro degrau da competição. Em meio a incontáveis motos off road a sua era a única de uso misto, adventure, habilitada para andar nas ruas. Também foi a primeira moto da categoria a completar uma edição do evento em toda a história da prova.

tenere 700 - na parede

Piloto de Trial e sobrinho de campeão mundial, Pol é famoso por suas manobras a bordo da Yamaha T7

 

Romaniacs, o enduro mais difícil do mundo

Muitas das provas de enduro (e hard enduro) seguem a filosofia do ‘quanto pior, melhor’. E o Red Bull Romaniacs construiu a fama de ser o evento mais desafiador do mundo na classe.

Publicidade
tenere 700 - off road preço

O preço médio de uma Tenere 700 na Europa é de 10 mil euros – cerca de R$ 61 mil. Mas completar o Romaniacs com uma é impagável

A edição 2021 aconteceu na montanhosa região de Cárpatos, ao Sul da Romênia, na Europa. Foram cinco dias de provas, percorrendo mais de 600 quilômetros entre montanhas, desfiladeiros, pedras, rios e infinitos obstáculos.

tenere 700 - off road red bull romaniacs

Nas mãos certas, a Tenere 700 foi a primeira moto adventure da história a completar uma edição do Romaniacs. E ainda ficou no top20

Segundo a organização, é um prova que exige do piloto ‘aptidão física máxima, estabilidade mental, capacidade de lidar com a dor e resistência‘. Como se não bastasse concluir o evento com uma moto de rua, muito mais pesada que as concorrentes, Pol ainda saiu de lá com a 18ª colocação. E proporciou um espetáculo e tanto.

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza