Publicidade

Maverick Viñales (12, Yamaha Monster Energy MotoGP) não tomou conhecimento da superioridade das Ducati nas longas retas de Losail neste domingo, 28 de março. O espanhol venceu a primeira etapa da MotoGP após uma bela sequência de ultrapassagens. O pódio também teve Johan Zarco (5) e Francesco Bagnaia (63), colegas de Team Ducati, nas segunda e terceira posições.

Zarco, Viñales e Bagnaia conquistam o pódio da primeira prova da MotoGP 2021

Aliás, esta tinha tudo para ser uma corrida de Bagnaia, cravando sua primeira vitória na categoria rainha. Em sua estreia pela equipe de fábrica o italiano faturou a pole, largou bem e liderou as primeiras 11 voltas praticamente sem ameaças. Foi quando Maverick chegou.

O piloto da Yamaha saiu da terceira posição mas largou mal, iniciando uma progressiva manobra de recuperação. Na 11ª volta ele passa a perseguir o líder Francesco e tomou a posição três voltas depois, sem chance de sofrer contragolpe. A partir daí ampliou a vantagem e soube administrá-la até receber a bandeirada.

Publicidade

Atrás a disputa ficou entre as Ducati e as Suzuki, que também fizeram grande prova. O atual campeão Joan Mir (36, Team Ecstar Suzuki) chegou ao primeiro pelotão, tomou o terceiro lugar a três voltas do fim e subiu ao segundo posto na sequência. Porém, cometeu um pequeno erro de trajetória na última curva e foi atropelado pela potência dos motores de Zarco e Bagnaia nos metros finais da corrida.

Mir foi engolido pelas Ducati nos metros finais da prova. Assim, atual campeão caiu do segundo posto para fora do pódio

Próxima corrida

O trabalho na MotoGP não terá folga nos próximos dias, afinal equipes e pilotos se preparam para a segunda prova da temporada. Ela acontecerá novamente no Catar, no Circuito de Losail, no próximo domingo, 4 de abril. Duas semanas depois ocorre a primeira prova na Europa com o GP 888 de Portugal, dia 18 de abril.

Publicidade

Viñales larga com o pé direito na temporada. Faz prova brilhante, ultrapassa as Ducati e administra vantagem nas voltas finais do Catar

Como fica o campeonato

Como este foi o primeiro encontro do Mundial de Motovelocidade suas colocações refletem as colocações parciais na classificação geral. Assim, os cinco primeiros lugares estão ocupados por Mavick Viñales, Johan Zarco, Francesco Bagnaia, Joan Mir e Fabio Quartararo (20, Yamaha Monster Energy MotoGP).

MotoGP 2021 inicia com Yamaha no topo, seguida por uma Ducati de fábrica e outra satélite. Destaque também ao desempenho da Suzuki e com o P10 de Enea Bastianini em sua estreia na categoria

Depois da temporada regular que culminou com o título de 2020, a Suzuki entra como favorita no novo calendário. A Honda ainda aguarda a liberação médica para seu astro (e heptacampeão da categoria) Marc Márquez retornar às pistas, o que deve ocorrer apenas na terceira etapa.

Publicidade

O espanhol comprometeu sua temporada 2020 por um acidente logo na primeira etapa, quebrando uma sequência de 4 títulos consecutivos. O último troféu da Yamaha foi conquistado em 2015, por Jorge Lorenzo. Já a Ducati não levanta um troféu desde 2007, com Cassey Stoner.

Mir largou da 9ª posição, fez ótima prova, ultrapassou as Ducati nas voltas finais e quase ficou com o pódio. Quase

MotoGP: resultados 1ª etapa

1) Maverick Viñales – 12, Yamaha
2) Johan Zarco – 5, Ducati
3) Francesco Bagnaia – 63, Ducati
4) Joan Mir – 36, Suzuki
5) Fabio Quartararo – 20, Yamaha
6) Alex Rins – 42, Suzuki
7) Aleix Espargaró – 41, Aprilia
8) Pol Espargaró – 44, Honda
9) Jack Miller – 43, Ducati
10) Enea Bastianini – 23, Ducati
11) Stefan Bradl – 6, Honda
12) Valentino Rossi – 46, Yamaha
13) Miguel Oliveira – 88, KTM
14) Brad Binder – 33, KTM
15) Jorge Martin – 89, Ducati
16) Luca Marini – 10, Ducati
17) Iker Lecuona – 2, KTM
18) Franco Morbidelli – 21, Yamaha
19) Lorenzo Savadori – 32, Aprilia

OUT
Alex Márquez – 73, Honda
Takaai Nakagami – 30, Honda
Danilo Petrucci – 9, KTM

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza