Publicidade

Depois de perder a prova anterior na última volta e ainda amargar uma queda, Maverick Viñales (12, Monster Yamaha) encontrou sua redenção. Neste domingo, venceu a corrida da MotoGP em sua passagem pelo circuito de Sepang, na Malásia. O campeão antecipado Marc Márquez (93, Repsol Honda) ficou com o segundo lugar e Andrea Dovizioso (04, Ducati Team) garantiu o outro lugar no pódio.

Após uma queda na última volta, Maverick Viñales tem sua redenção. Piloto venceu com folga a MotoGP na Malásia

Após uma queda na última volta, Maverick Viñales tem sua redenção. Piloto venceu com folga a MotoGP na Malásia

O piloto da Yamaha largou do segundo posto, mas foi ultrapassado nos metros iniciais. Então, iniciou uma perseguição com o então líder Jack Miller (43, Pramac Ducati) e tomou a ponta ainda na primeira volta. Para não mais sair. Enquanto os demais tentavam passar Miller, Viñales foi abrindo diferença e, aos poucos, se isolou na liderança, abrindo uma distância acima da casa dos três segundos. Assim, concluiu em primeiro todas as 20 voltas.

Logo depois que Maverick se firmou em primeiro, Márquez estacionou no segundo lugar. O espanhol largou apenas da 11ª colocação e fez uma série de ultrapassagens para chegar ao segundo posto. Sem a necessidade de correr riscos para alcançar o líder, ficou confortável na segunda colocação, abrindo dois segundos de distância ao terceiro colocado.

Publicidade
Yamaha, Honda e Ducati

Yamaha, Honda e Ducati

O pódio de Sepang com Dovi, Viñales e Márquez

Yamaha em ascenção

Yamaha em ascenção

Depois de um período sem brilho, as quatro Yamaha terminaram no Top10

Mais um recorde

Mais um recorde

Mais uma marca para Marc Márquez: o de piloto com mais pontos conquistados em uma temporada

A disputa nem tão emocionante pelo último lugar do pódio teve vários nomes. Jack Miller, Valentino Rossi, Andrea Dovizioso, que garantiu o resultado. Rossi deu trabalho, mas aos poucos foi perdendo fôlego e desempenho, deixando de ser competitivo. Assim, segue seu jejum de vitórias ou pódios – o último foi no GP das Américas, nos Estados Unidos, em abril.

Publicidade

Yamaha: Viñales brilha e Quartararo sofre apagão

A Yamaha está passando por uma temporada de recuperação. Depois de amargar um péssimo 2018 e um início de ano atribulado, tem conquistado uma crescente em seus resultados. Maverick Viñales deixou a vitória escapar por pouco na última prova e teve excelente desempenho na Malásia, tanto nos classificatórios quanto na corrida.

motogp-malasia-vinhales-yamaha-marquez-5

Ainda no box da equipe de fábrica, o já citado Valentino Rossi fez uma corrida descendente, com dificuldades para manter o desempenho das voltas iniciais nas demais. Com 166 pontos, o multicampeão detém apenas na sétima posição da classificação e está a mais de um ano sem vencer.

O fenômeno Quartararo garantiu a pole mais uma vez… mas não conseguiu mostrar o brilho de corridas anteriores. Vale lembrar que ele faz sua temporada de estreia na MotoGP, com cinco poles e quatro segundos lugares no currículo. Hoje, porém, largou mal, não conseguiu se recuperar e ficou apenas em sétimo. O colega de Yamaha SRT Petronas, Franco Morbidelli, largou em terceiro mas chegou em sexto.

Publicidade

Próxima corrida da MotoGP

A etapa final do Mundial de Motovelocidade acontece, mais uma vez, na Espanha. O Circuito de Ricardo Tormo, em Valência, recebe a prova no dia 17 de novembro. Desta vez, também será válido como decisão da MotoE – em que o brasileiro Eric Granado está na 14ª colocação. No ano passado, o desafio teve Dovi, Alex Rins (Suzuki Ecstar) e Pol Espargaro (44, KTM) no pódio da MotoGP.

MotoGP Malásia: resultados

1) Maverick Viñales, 12 – Yamaha
2) Marc Márquez, 93 – Honda
3) Andrea Dovizioso, 04 – Ducati
4) Valentino Rossi, 46 – Yamaha
5) Alex Rins, 42 – Suzuki
6) Franco Morbidelli, 21 – Yamaha
7) Fabio Quartararo, 20 – Yamaha
8) Jack Miller, 43 – Ducati
9) Danilo Petrucci, 9 – Ducati
10) Joan Mir, 36 – Suzuki
11) Pol Espargaro, 44 – KTM
12) Francesco Bagnaia, 63 – Ducati
13) Aleix Espargaro, 41 – Aprilia
14) Jorge Lorenzo, 99 – Honda
15) Mika Kallio, 82 – KTM
16) Hafizh Syahrin, 55 – KTM
17) Karel Abraham, 17 – Ducati

OUT
Johann Zarco, 5 – Honda
Cal Crutchlow, 35 – Honda
Andrea Iannone, 29 – Aprilia

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza