Referência em motos clássicas, a Royal Enfield está acelerando projetos em várias áreas. Os novos produtos vão desde modelos urbanos de baixo custo até elétricos. E que tal uma big trail? Pelo visto, uma grande aventureira parece estar no radar da marca indiana.

 

Royal Enfield trabalha em big trail?

Uma ‘Royal Enfield Adventure‘ chamou a atenção no Goodwood Festival of Speed, evento realizado na Inglaterra há poucos dias. Ainda não é um modelo de produção, mas foi o suficiente para aguçar a curiosidade de fãs da marca e do segmento.

big trail da royal enfield
A Royal Enfield Adventure seria uma big trail ideal para os saudosistas? Projeto já acelerou em pistas do Reino Unido

Na prática, era uma big trail de visual saudosista e movida pelo já conhecido motor twin da companhia. Entretanto, os tradicionais 648 cm³ foram redimensionados para aproximadamente 850 cc. O projeto é uma parceria da Royal com a britânica Death Spray Custom, que vem se desenrolando por três anos.

 

Inspirada na era de ouro do Rally Paris-Dakar

David Gwyther, diretor da DSC, explicou o que já estava na cara: a big trail foi baseada nas clássicas motos de corrida do Rally Dakar. Segundo o designer, a inspiração veio de máquinas icônicas dos anos 1980 e 1990, como as Yamaha Tenere e Honda Africa Twin.

cagiva elefant 900 dakar mv agusta 2
Inspiração está nas grandes motos de rali dos anos 1980 e 1990, como Cagiva, Honda e Yamaha

Assim, a aventureira não reproduz apenas as silhuetas das antigas motos de rali. Suas dimensões, carenagens, cores, peso, potência e componentes foram projetados tal qual os modelos da época. A ideia era criar uma moto que fosse ‘homologável’ para uma competição oitentista.

royal enfield adventure big trail 3
Modelo não tem só ‘visual’ do passado. Foi totalmente projeto para atender o regulamento re ralis dos anos 1980 e 1990

E, com este objetivo, o visual ocupou lugar primordial. Assim, a big trail de 850 cc da Royal Enfield recebeu luzes halógenas, além de pintura em tons de roxo e branco. No lugar do painel, um mapa de navegação analógico.

 

Ficha técnica da Royal 850 cc

O projeto tomou como base a experiência da Royal Enfield em competições, especialmente de flat track, bem como inúmeros componentes da marca. O principal é o motor de 2 cilindros, já visto nas Interceptor, Continental GT, Super Meteor e Shotgun. Porém, redimensionado para as já citadas 850 cc – deslocamento clássico do Dakar nos anos 1980 e 1990.

royal enfield pode ter big trail
Motor é o twin das Interceptor, Continental, Shotgun e Super Meteor. Porém, redimensionado para 850 cc

O chassi é da Harris Performance, assim como o braço oscilante e o escapamento duplo. Já as suspensões são da Ohlins, ajustáveis e de longo curso. Por fim, as rodas de alumínio, com aro 21″ na frente e 18″ atrás. Os responsáveis pelo projeto não forneceram mais detalhes técnicos.

royal enfield com moto de rali
Moto de rali tem que ter planilha de navegação, não? E analógica, de preferência

Veja também:

 

O conceito dará vida a uma big trail da Royal Enfield?

Oficialmente, para a RE é apenas um ‘projeto de customização‘. A informação é da MCN, que entrevistou o chefe de design da marca, Mark Wells. Na ocasião, o executivo reforçou que não se trata de uma moto conceito – que poderia dar origem a um modelo de produção em breve. Porém, não descartou a possibilidade que a marca esteja trabalhando em uma grande moto de aventura.

big trail da royal enfield na pista
‘A demanda existe’ disseram executivos da Royal sobre o lançamento de uma possível big trail

“Não há absolutamente nenhuma dúvida de que (uma big trail) é o produto mais pedido. Então, eu digo às pessoas, especialmente jornalistas, ‘o que vocês acham que deveríamos fazer a seguir?’ e nove a cada dez incentivam. Porém, ela definitivamente não foi feita como uma moto conceito. Entretanto, não posso confirmar ou negar nada, só posso dizer que a demanda existe“, afirmou o diretor.

Vinheta Instagram 8

Postado por
@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio