Publicidade

Férias, calor, solzão. Quem tem moto não resiste a dar uma viajada até o litoral.

Mas entre o item que mais sofre nessa época de escapadas – ou mesmo viagens mais longas – ao litoral é a corrente e articulações da suspensão.

Ferrugem é o maior inimigo das correntes - Graxa com areia é o segundo maior inimigo

Ferrugem é o maior inimigo das correntes - Graxa com areia é o segundo maior inimigo

Uma atenta revisão preventiva dos retentores do garfo dianteiro e itens traseiros da transmissão e  suspensão é essencial ao se retornar da viagem: faça uma lavagem cuidadosa e sua total lubrificação, externa e interna, isso elimina qualquer ranço de maresia das junções e vãos livres do sistema.
Lembre-se: o contato com a maresia acelera a oxidação da corrente e peças da suspensão, principalmente se já apresentarem algum sinal de corrosão.

Publicidade

“Componentes como corrente, buchas, bieletas, pivôs e terminais podem ter a vida útil comprometida pela falta de revisão preventiva, aumentando risco de acidentes”, explicou Juliano Caretta, o coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, fabricante de amortecedores.

Outra situação comum é a entrada de areia em peças articuláveis, se estas estiverem com a coifa de proteção rasgada. “Ao entrar em contato com as peças móveis durante a movimentação de uma articulação, a areia vai desgastar a superfície metálica, provocando folga nas buchas e pode comprometer a sua segurança”, revelou o especialista.