Publicidade

Na quarta-feira ser  dada a largada para uma das provas mais importantes do ciclismo brasileiro: a Volta do Rio.

Quinze equipes de SÆo Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paran , Goi s, Santa Catarina e Rio de Janeiro vÆo enfrentar as cinco equipes internacionais dos Estados Unidos, da It lia, da Argentina, do Chile e da Col“mbia. Os organizadores prometem uma prova mais dif¡cil este ano. SerÆo quase 700 quil“metros de pedaladas, passando por Angra dos Reis, Teres¢polis, Nova Friburgo, SÆo Pedro da Aldeia e Niter¢i.

“A prova exigir  dos ciclistas mais habilidade, t‚cnica e resistˆncia. Durante o trajeto haver  v rios trechos de subida e descida”, avalia Eduardo Gayotto, diretor da Gayotto de Luca, empresa respons vel pela parte operacional da prova.

A primeira etapa da Volta do Rio come‡a na Barra da Tijuca na quarta-feira e segue at‚ Angra dos Reis; no mesmo dia, os atletas serÆo transportados para Teres¢polis, de onde largam no dia seguinte e seguem at‚ Friburgo, completando a segunda etapa da prova. No dia 25, na sexta-feira, terceira etapa, os ciclistas deixam Friburgo e pedalam at‚ SÆo Pedro da Aldeia. J  no dia 26 (s bado), quarta etapa, saem de SÆo Pedro para Niter¢i.

Publicidade

Uma das sensa‡äes da prova deste ano ser  a travessia da Ponte Rio-Niter¢i. Uma faixa de rolamento ser  isolada durante 45 minutos para a passagem dos ciclistas. No domingo e £ltimo dia de prova, os ciclistas vÆo largar da Concha Ac£stica de Niter¢i e, depois de atravessarem a ponte, tˆm como reta final o Aterro do Flamengo.

A Volta do Rio 2003 est  inscrita no calend rio mundial do esporte e j  soma pontos para o ranking da UCI (UniÆo Cicl¡stica Internacional). A competi‡Æo vai distribuir R$ 60 mil em prˆmios.