Publicidade

A Federação de Ciclismo do Piauí – FCP encerrará o Campeonato Piauiense de Mountain Bike 2015 no próximo dia 06 de dezembro, quando acontecerá a 16ª e última etapa, a Volta dos Calangos. A prova está sendo organizada pela Equipe Calangos, de Teresina, e terá largada e chegada do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, paralela à abertura da Expoapi. A Volta dos Calangos será no estilo cross country maratona (XCM) e terá 75 Km de percurso.

Vitória Alencar, mais jovem atleta do Camp. Piauiense de MTB - divulgação

Vitória Alencar, mais jovem atleta do Campeonato Piauiense de MTB – divulgação

O percurso, aliás, será uma das atrações que elevará a adrenalina dos participantes, pois além de ser a última disputa XCM da temporada, o percurso foi escolhido a dedo, privilegiando todo tipo de terreno, mesclado com muitos Up-Hill e single-track, paisagens verdes, florestas e passagem pela APA do Povoado Barrinha, que fica próximo ao município de Altos.

O vice-presidente dos Calangos, Leonardo Leal, disse que a prova promete sol forte e calor intenso e que por isso o reforço de pontos de água será a maior preocupação, além do apoio de ambulância. “Serão distribuídos cinco pontos estratégicos de água para hidratação dos participantes e aconselhamos aos atletas largarem abastecidos de água”, acrescentou Leonardo. Já são quase 100 inscritos.

Publicidade

O briefing da prova acontecerá no sábado (05), no restaurante Naturalmente, a partir das 19 horas. Também no sábado, diretoria e sócios da Equipe Calangos realizarão vários trabalhos socioambientais com as comunidades do entorno do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde. Na comunidade Barrinha, o grupo levará palestras e oficina de fabricação de forno solar; no mesmo povoado será feito um trabalho de conscientização e fiscalização de focos de incêndio e desmatamento ilegal, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Semar. Em toda trilha da prova, voluntários dos Calangos farão um trabalho de retirada de lixo inorgânico da região, como sacos de plástico e latas de bebidas. O secretário da Semar, Ziza Carvalho, está apoiando a ação do clube.

A Equipe Calangos, criada em 2007, surgiu com o objetivo de reunir os amigos e familiares do grupo apaixonado por cicloturismo e pelas competições, especialmente o mountain bike. Atletas do grupo, no entanto, já treinam e disputam competições nacionais e regionais desde 2001, como Ribamar Silva, que já foi campeão do Rally Cerapió-Piocerá, do Bike Race Across, prova que não existe mais e era realizada no Piauí. Ribamar, que este ano conquistou o título de 5º melhor biker do Brasil na modalidade maratona, na categoria Master B-1 (Campeonato Brasileiro em Picos, Piauí), também já é o atual campeão piauiense da respectiva categoria por antecipação. A equipe também conta com a mais jovem atleta do Campeonato Piauiense de MTB, Vitória Alencar, de apenas 15 anos.

Separador_motos