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A startup brasileira Voltz Motors é considerada por muitos ‘a Tesla brasileira’. Fazendo jus à comparação com a gigante americana, a empresa nascida em Recife (PE) planeja aproveitar um generoso aporte financeiro de investidores para elevar sua atuação a um novo nível.

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A startup de motos elétricas brasileira Voltz Motors está vislumbrando o futuro. Com aporte, planeja ampliar produção, desenvolver tecnologias, criar produtos e expandir regiões de atuação

Os planos incluem o investimento em tecnologia, estrutura e desenvolvimento de produtos. Além disso, a companhia está prestes a construir uma linha de montagem em Manaus (AM) com capacidade para produzir 15.000 motos/mês. Ou seja, 25 vezes mais que o atual volume de 600 unidades.

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Voltz: recebe R$ 100 milhões em aporte

Primeiro, a força motriz que está agindo atrás da cortina dos novos objetivos. Recentemente, a Voltz Motors recebeu um aporte de R$ 100 milhões, numa rodada de investimentos liderada pela Creditas (R$ 95 milhões) e contou com a participação do UVC Investimentos, fundo de Venture Capital do Grupo Ultra (R$ 5 milhões), companhia multinegócios responsável por empresas como Ipiranga, Ultragaz e Extrafarma.

“O futuro da mobilidade está em transportes mais inteligentes, conectados e, obviamente, seguindo a tendência mundial, que não produzem poluentes. O consumidor de hoje exige a experiência completa, e a Voltz está empenhada em entregar. Acreditamos que a empresa está abrindo o caminho para o futuro das duas rodas no Brasil” prevê Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas.

Voltz terá nova fábrica para motos elétricas

Um dos principais objetivos com o novo aporte é direcionar recursos para a instalação de uma fábrica no Polo Industrial de Manaus (PIM). Serão investidos mais de R$ 10 milhões na planta que deve começar a operar ainda em 2021.

Capacidade de produção atual é de 600 motos/mês… que deve ser multiplicada por 25 com a nova fábrica, em Manaus

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Além da capacidade de produção de aproximadamente 15 mil motos/mês, a abertura também deve gerar cerca de 500 empregos diretos. Assim, a capital amazonense concentrará toda a produção e montagem das motos elétricas, dando um importante passo à nacionalização das motos elétricas, que atualmente possuem predominantemente componentes importados da China.

Do scooter ao off road: marca planeja atuar em novos segmentos

Atualmente há dois modelos no lineup da marca. O scooter EV1, com a variável Sport, e a street EVS, que deve receber uma versão adaptada ao delivery até setembro. Agora é o momento de expandir.

Além de novos scooter e street, marca quer estar presente também em outros segmentos. Entre eles, o off road

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Em informações passadas exclusivamente ao Motonline, a companhia afirmou que trabalha em três novas motos, uma street, um scooter e um modelo off road, marcando sua chegada em um novo segmento. O caixa para o desenvovlimento dos produtos é de 1,5 milhão de dólares, cerca de R$ 7,8 milhões.

Uma marca brasileira por todo o Brasil

A Voltz Motors nasceu em Recife, capital de Pernanbuco, onde conta com uma loja conceito. Outra, similar, foi instalada na capital paulista. Além disso, há mais de 30 showroons espalhados por diferentes estados do Nordeste e Sudeste.

Objetivo é expandir sua representação geográfica. Além de lojas conceito e showroons, planos incluem parceria com os Postos Ipiranga

Segundo a empresa, ideia é ampliar a expansão pelas regiões Sudeste e Nordeste no Brasil. De quebra, gozar da parceria com o Grupo Ultra para ‘instalar showrooms da empresa em postos da Rede Ipiranga, além de lojas próprias da Voltz em capitais e cidades estratégicas do país’.

Novas motos, lojas, fábrica e mais

Aparentemente engajados com uma gestão responsável dos recursos, os líderes da Voltz ainda têm outros planos para o novo momento que projetam para a marca. Entre eles, estão ‘projetos de conectividade que redefinirá a mobilidade duas rodas’.

Tecnologia deve continuar sendo uma das palavras de ordem à startup

Aliás, já existem ações interessantes no segmento. Entre eles, o sistema de rastreamento em tempo real dos seus veículos, que consegue identificar roubos ou até mesmo se o piloto se envolveu em algum acidente e precisa de atendimento.

Apesar de não abrir dados sobre sua contabilidade atual, a companhia ainda fala em ‘multiplicar cinco vezes sua receita operacional’. Pelo visto, em breve teremos mais notícias sobre a startup brasileira.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza