Publicidade

A Volvo do Brasil divulgou a lista dos vencedores do 18° Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, que teve 254 trabalhos de 114 cidades e 19 estados, inscritos nas categorias “Motoristas profissionais”, “Transportadoras (cargas e passageiros)”, “Empresas”, “Cidades”, “Imprensa” e “Geral”. Foram premiados 36 trabalhos, sendo seis vencedores nacionais e 24 vencedores regionais, e conferidas seis menções honrosas. A cerimônia de premiação será realizada em Curitiba, em data a ser posteriormente confirmada.

Os vencedores nacionais por categoria são: Prefeitura de Porto Alegre (Cidade); Fundación Mapfre, de São Paulo (Empresa); Vida Urgente Espírito Santo (Geral); Grupo RPC, de Curitiba-PR (Imprensa); Luiz Carlos André, de Santa Rita, Paraíba (Motorista Profissional); e Araucária Transporte Coletivo, de Araucária-PR (Transportadora); O júri, composto por 18 personalidades de diversos estados (três jurados por categoria) manifestou-se surpreso pela qualidade dos trabalhos e pelo interesse que o tema desperta junto à sociedade.

“Dezenas de milhares de pessoas morrem anualmente, vítimas de acidentes de trânsito. A Volvo não poderia ficar alheia diante de uma realidade trágica e que pode ser mudada, pois a segurança é um dos valores fundamentais da marca, ao lado do respeito ao meio ambiente e da qualidade”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil.

“O prêmio foi instituído em 1987 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a dramática situação do trânsito brasileiro e incentivar, descobrir e dar conhecimento público às boas práticas de segurança nesta área, gerando um efeito multiplicador para ações similares”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Publicidade

Conheça os trabalhos nacionais vencedores do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito
Os seis trabalhos vencedores nacionais da 18ª edição do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito demonstram que a sociedade brasileira está cada vez mais atenta à violência no trânsito, desenvolvendo programas e ações para reduzir acidentes, mortos e feridos. Veja abaixo um resumo dos trabalhos premiados.

Cidade
A campanha “Porto Alegre tem um novo sinal de trânsito”, desencadeada pela prefeitura da capital gaúcha em 2009, através da Secretaria de Mobilidade Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação – SMU/EPTC foi a vencedora na categoria “Cidade”. O novo sinal consiste no ato do pedestre estender a mão diante da faixa não semaforizada, indicando ao condutor que deseja realizar a travessia, estabelecendo, assim, um código de comunicação entre condutores e pedestres.

A campanha utilizou todos os meios de comunicação e envolveu segmentos da sociedade local num novo tipo de relacionamento entre os usuários da via pública. Os resultados dos primeiros meses mostraram redução de atropelamentos e mortes numa comparação dos primeiros quadrimestres de 2009. Os dados de 2010 indicam que o novo sinal pode significar uma contribuição mais efetiva para diminuir a violência no trânsito e o número de vítimas.

Empresa
A Fundación Mapfre, ligada ao Grupo Mapfre, sediado em São Paulo e que atua no Brasil principalmente na área de seguro e previdência, foi a vencedora na categoria “Empresa”, com seu Programa de Segurança Viária para Crianças. Com metodologia e conteúdo pedagógico trazidos de sua matriz espanhola e adaptados às características brasileiras, o programa foi implantado em 2004 em escolas públicas do estado de São Paulo e posteriormente levado aos estados do Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais. Quase quatro milhões de alunos e 100 mil professores foram beneficiados pelo programa, cujo grande objetivo é disseminar entre crianças e adolescentes um novo olhar sobre cidadania no trânsito.

Publicidade

Geral
Na categoria “Geral”, a grande vencedora foi a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, de Porto Alegre, com seu programa “Vida Urgente ES”, implantado no Espírito Santo há dois anos. Contando com a experiência de atuação no Rio Grande do Sul há mais de 13 anos, “Vida Urgente ES” contou com o forte apoio do governo capixaba através do Detran local.

Trabalhando com centenas de voluntários e tendo como objetivo a conscientização de jovens sobre os perigos de beber e dirigir, a ONG realizou mais de 200 ações educativas em bares, locais de shows, boates e micaretas, bem como nas praias mais frequentadas da Grande Vitória. Além do corpo a corpo com o público-alvo, Vida Urgente ES desenvolveu também espetáculos teatrais, shows musicais atraindo cerca de 300 mil jovens e adolescentes.

Imprensa
O Grupo RPC – Rede Paranaense de Comunicação – ganhou o Prêmio Volvo na categoria “Imprensa”, com sua campanha “Trânsito: respeito ou morte – Você escolhe o caminho” realizada no segundo semestre de 2009, com foco nos perigos da associação de velocidade, álcool e direção. Como maior grupo de comunicação do Estado, a RPC acionou todos os veículos do grupo (jornal Gazeta do Povo, RPC-TV, rádio 98FM e Mundo Livre FM) para conscientizar motoristas sobre suas responsabilidades ao volante.

As matérias jornalísticas produzidas eram apoiadas por ampla campanha publicitária, ações de blitz, distribuição de 100 mil adesivos, e venda de camisetas com lucro revertido para um hospital. Artistas de nome nacional, bandas, cantores, clubes de futebol e eventos esportivos tiveram participação igualmente importante. Durante o período da campanha, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Diretoria de Trânsito de Curitiba intensificaram a fiscalização no trânsito da capital paranaense. O BPTran, Batalhão de Policiamento de Trânsito reportou redução de cerca de 30% no número de acidentes com vítimas em Curitiba.

Publicidade

Motorista
Na categoria “Motorista Profissional”, o vencedor foi Luiz Carlos André, de Santa Rita, na Paraíba, com seu projeto voluntário “Educar para o trânsito, educando para a vida”, desenvolvido nas escolas públicas e privadas, empresas e centros comunitários da Região Metropolitana de João Pessoa. Motorista de transporte coletivo, Luiz André procura educar, sensibilizar crianças e adultos para que tenham comportamentos adequados no trânsito. Para isso, desenvolve palestras e seminários utilizando vídeos e ilustrações. Depois de um ano e meio de atuação, contabiliza cerca de cinco mil pessoas participantes dos eventos por ele coordenados na região metropolitana de João Pessoa.

Transportadora
Na categoria “Transportadora” de cargas e/ou passageiros a vencedora foi a Araucária Transporte Coletivo, de Araucária, do Paraná, com seu trabalho sobre “Os benefícios de uma Comissão Permanente de Educação em Segurança no Trânsito”. Sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, a empresa faz parte da Rede Integrada de Transporte, contando com 91 ônibus coletivos e 14 para fretamentos, 411 empregados sendo 209 motoristas.

Em 2003, criou o GUIAR – Grupo Interno de Apoio da Araucária TC para cuidar predominantemente da segurança. Atualmente o grupo é formado por 10 funcionários de diferentes áreas que atuam sobre fatores humanos, de equipamentos, ambientais, de métodos e outros considerados como pilares de sustentação do processo em desenvolvimento. Um dos projetos desenvolvidos para reduzir ainda mais a baixa acidentalidade é o “Araucária 10 X acidentes 0”, envolvendo motoristas e outros colaboradores.

Os vencedores nacionais recebem o troféu Volvo de Segurança e uma viagem à Suécia com todas as despesas pagas, onde terão a oportunidade de conhecer um dos sistemas de trânsito e transporte mais seguros do mundo, além da fábrica da Volvo. Os vencedores regionais recebem o troféu Volvo de Segurança no Trânsito.