Surgiu com a missão de aposentar duas motos numa vez só
A XRE 300 foi lançada em 2009 e chegou com uma missão. Ela aposentou numa vez só as XR 250 Tornado e NX-4 Falcon, uma trail raiz e outra com alguma aptidão para viagens.
XRE mudou mecânica após problemas no motor
Problemas no motor, especialmente no cabeçote, escreveriam o episódio mais polêmico na história da XRE 300. A má repercussão levou a Honda a atualizar a XRE em 2015 (já como modelo 2016).
A XRE 300 sempre vendeu bem, incluindo durante os conturbados anos em que sofria críticas pelos problemas mecânicos. Assim, nunca ficou atrás das principais concorrentes da Yamaha.
Apesar do bom desempenho nas lojas, a XRE sofria com a passagem do tempo. Em 2019 a Honda apresentou a XRE 300 atualizada, recebendo a mais significativa mudança até então. Era, praticamente, uma segunda geração da trail.
As versões especiais da XRE surgiram em 2013, ano em que o modelo ganhou motor Flex e outras novidades. Foi com o lançamento da Rally, opção com cores e grafismos exclusivos.
Já a XRE 300 Adventure veio mais tarde, como modelo 2018. Tinha visual de gosto peculiar, com detalhes amarelos nas rodas pretas e adesivos na balança. Tudo combinando com pintura em preto e prata.