A Honda lançou a nova CB 300 F Twister, que chega às lojas em janeiro de 2023 e promete muito! Ao menos na teoria, ela quer dar uma goleada na principal rival, a Fazer 250. Vamos ao comparativo.
O motor da CB 300 é o mesmo da CB 250 Twister, mas atualizado para 293cc. Gera 24,7 cv e 2,61 kgf.m de torque, contra 21,5 cv e 2,1 kgf.m da Yamaha. Ou seja, tem 14% mais potência e 24% mais torque.
A nova Twister 300 mantém o câmbio de 6 velocidades da 250, mas com uma atualização importante: tem embreaqgem assistida e deslizante. Na Fazer o conjunto é bem mais simples - incluindo o câmbio de 5 marchas.
As duas motos são bonitas, modernas e com bom nível de acabamento, mas a CB 300 Twister leva vantagem por remeter a modelos maiores. Ao vivo, é 'a cara' das CB 500F e CB 750 Hornet.
Enquanto a FZ segue com o LCD minúsculo, a CB ganhou um painel maior e melhor equipado (inspirado nas CB 500 e 650). Tem computador de bordo, funções ausentes na concorrente e belo layout.
A Fazer está disponível em versão única, com ABS nas duas rodas. A nova CB 300 virá em duas versões: a topo de linha ABS e a mais simples CBS, que democratiza o acesso ao modelo ao oferecer a mesma plataforma e cobrar menos.
A CB tem algumas exclusividades interessantes, como tomada USB e iluminação full LED. Outra é a já citada embreagem assistida e deslizante.
A CB 300 promete fazer 39 km por litro e ter velocidade máxima de 140 km/h reais (cerca de 155 km/h no painel). Uau! Porém, são dados obtidos em testes. Ainda precisamos esperar o modelo chegar nas ruas para ver se eles se comprovam.
A Fazer 250 promete um melhor pós-venda, afinal participa do Programa Revisão Preço Fixo e tem 4 anos de garantia. Na Honda são 'apenas' 3 anos e óleo gratuito em algumas revisões.
A FZ 25 ainda deve apostar na boa fama de seu comprovado conjunto, frente a uma moto que acaba de chegar ao mercado. Destaque ao motor usado desde 2005, com fama de 'inquebrável'.
Um dos fatores mais importantes na hora da compra ainda não entrou em jogo. O preço da nova CB 300 será revelado só em dezembro, mas a Honda quer mantê-lo abaixo da Fazer 250. Nas lojas, achamos que irá custar significativamente mais.
Honda lança uma das motos mais raras do mundo