Confira!

8 dicas para economizar gasolina de moto

acerte na escolha da moto

Cada modelo foi pensado para um uso e pode não ter o mesmo desempenho atendendo outro propósito. Assim, um scooter pode gastar mais que uma street em rodovias, bem como uma 150 na estrada pode ter consumo muito próximo ao de uma 250.

Mantenha a moto ‘em dia’

Faça sempre manutenção, pneus bem calibrados reduzem a área de atrito com o solo, assim como um kit relação bem lubrificado fará com que o motor precise de menos força para mover as rodas.

Cuidado com peças baratas

Itens de baixa qualidade também podem lhe fazer gastar mais combustível. Um exemplo é a vela, que pode promover a queima dentro do motor de forma irregular.

Acelerar menos economiza gasolina

Acelerar a moto desnecessariamente, também vai exigir um pouco mais do resfriamento do motor, fazendo com que ele trabalhe e gaste mais.

Troque as marchas no tempo correto

Quanto mais suave o motor rodar, mais econômico tende a ser. Por isto, evite ‘esticar’ as marchas para só então engatar a próxima.

Boa gasolina gera economia

Abastecer a moto com combustível de qualidade é o primeiro passo para economizar gasolina. Pesquise os postos próximos do seu roteiro e encontre o mais confiável.

Gasolina ou etanol, qual usar na moto?

As motos gastam de 20% a 30% a mais combustível quando abastecidas com etanol. Para valer a pena rodar com álcool o combustível deve custar o mesmo que 70% do valor da gasolina.

Economia é importante, mas pegue leve

As motos são mais econômicas que os carros, mesmo sem seguir estas dicas de economia. Todos os gastos são menores: com pedágios, troca de pneus, funilaria, troca de óleo e o consumo.