Se você está chegando agora ao mundo das motos e dificilmente seria escalado para um time de basquete, fique tranquilo. Vamos falar aqui sobre a altura mínima para andar de moto.
Felizmente, o universo das duas rodas é para todos, inclusive para quem não tem os 1,90 m e olhos azuis do Chris Hemsworth.
Resposta: não há. Não existe uma altura mínima para pilotar motos prevista em lei, então não é possível taxar que pessoas com menos de altura X não possam rodar por aí.
Ao invés de focar num indicador quantitativo (o número da altura), priorize um valor qualitativo. Estamos falando da capacidade do piloto de segurar e manusear a moto, especialmente em baixas velocidades ou na hora de estacionar.
Quanto maior a área de apoio do motociclista com o solo, mais ele terá firmeza para imprimir sobre à moto. Por isso, é indicado que o motociclista fique com os dois pés totalmente apoiados no chão ao ficar de pé sobre a motocicleta.
Mas calma, isto não é uma regra, apenas um indicador. Se o piloto em questão tiver experiência e habilidade suficientes, ele conseguirá fazer qualquer manobra com tranquilidade ainda que seu apoio no solo seja limitado.
Lembre-se sempre de Gaston Rahier. Com menos de 1,60m, o belga não só pilotava motos grandes (como big trails) como venceu o rali Dakar duas vezes! Com habilidade, todos podem tudo.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!