Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a moto Yamaha AG 200. O modelo é a cara da clássica DT 180 brasileira, tem projeto pronto para qualquer missão e participa de missões humanitárias na África!
A Yamaha AG 200 é uma motocicleta fabricada para uso agrícola, militar, de ajuda humanitária e muitos outros usos profissionais e rurais. O modelo nunca esteve disponível no Brasil, mas está à venda em muitos países e nos faz lembrar da saudosa DT 180.
Para encarar missões difíceis, terrenos ruins e a falta de estrutura, ela é simples, robusta e econômica. Tem chassi em aço, alimentação por carburador, rodas raiadas e pesa 128 kg, já completamente abastecida.
O motor é monocilíndrico de 196 cm³, 4 tempos, 2 válvulas e lembra o da antiga XT 225. Entrega potência de 15 cv a 7.500 rpm e torque de 1.5 kgf·m a 6.500 rpm. O câmbio é de 5 marchas com partida elétrica e a pedal.
Esta moto Yamaha é a escolhida pelo projeto Riders for Health. Assim, leva os profissionais de saúda para algumas das regiões mais pobres e de difícil acesso da África.
O modelo é vendido em muitos países da África e Oceania. Na Austrália, por exemplo, custa 6.150 dólares (R$ 21.300), pouco mais que os 5.900 dólares de um scooter NMax. No Brasil, porém, o modelo não está disponível.